Meteorologia

  • 12 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 14º MÁX 22º

Dívida à Segurança Social 'não mata, mas mói'

Portugueses criticam Passos por ter ocultado uma dívida de quatro mil euros à Segurança Social. Porém, defendem que a situação não estraga a sua reputação nem é motivo para demissão.

Dívida à Segurança Social 'não mata, mas mói'
Notícias ao Minuto

08:46 - 14/03/15 por Notícias Ao Minuto

Política Segurança Social

A dívida de Passos Coelho à Segurança Social parece não ter caído bem junto dos portugueses, a quem o primeiro-ministro tem implementado, nos últimos anos, pesadas medidas de austeridade. Porém, a imagem do líder social-democrata parece não ter ficado denegrida com a situação e o seu futuro pode não estar em risco.

De acordo com o barómetro da Eurosondagem levada a cabo pelo Expresso, embora apenas 25% dos inquiridos acreditem nas justificações do primeiro-ministro para o não pagamento, 44,6% defende que a autoridade moral e política deste não foi fragilizada. E mais, 59,1% defende que a situação não é motivo para que este se demita.

É certo que Passos não ficou nada bem na fotografia e, segundo Luís Paixão Martins, perito em comunicação, “foi arrasador para a imagem que estava a construir”, mas a divida não mata, apenas mói.

Há quem se questione como é que o chefe do Executivo nunca se preocupou em verificar a sua situação contributiva quando tomou posse, algo que acontece por exemplo nos Estados Unidos, onde que Barack Obama teve que apresentar as declarações de impostos dos 12 anos anteriores. No entanto, ninguém quer levar o caso até às últimas consequências, refere o Expresso. Nem mesmo o rival António Costa, que, para além de ter demorado uma semana a pronunciar-se sobre o assunto, disse que não era motivo para demissão.

As responsabilidades do julgamento do primeiro-ministro ficam, assim, adiadas para outubro, altura das eleições legislativas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório