Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Passos vai explicar-se e responder às questões da oposição

O “mais rapidamente possível” e antes do debate quinzenal da próxima semana. É este o timing alegadamente estabelecido por Passos para responder à oposição sobre as suas dívidas à Segurança Social.

Passos vai explicar-se e responder às questões da oposição
Notícias ao Minuto

14:00 - 06/03/15 por Notícias Ao Minuto

Política Parlamento

No dia em que Costa decidiu reagir ao caso das dívidas de Passos à Segurança Social, dizendo esperar pelas respostas do primeiro-ministro, uma fonte adianta ao Diário Económico que Passos enviará as explicações ao Parlamento antes do debate quinzenal, agendado para a próxima quarta-feira, dia 11.

O chefe do Governo quer responder “o mais rapidamente possível” às questões enviadas pelos deputados da oposição, depois de divulgadas pelo jornal Público falhas na carreira contributiva de Passos entre 1999 e 2004. A mesma fonte acrescenta que a intenção é que o líder do PSD o faça “antes do debate”.

Esta informação surge depois de ser lançada na internet uma petição a pedir a demissão de Passos e de o líder socialista ter hoje comentado o caso, declarando que “o primeiro-ministro tem usado e abusado da imunidade política que lhe ofereceu o Presidente da República e não percebe que quem exerce funções públicas está sujeito ao dever da explicação, de esclarecer os cidadãos sobre os atos que praticou”.

Mas há mais. Também esta sexta-feira, o jornal Sol faz manchete com a justificação de Passos para tal incumprimento. Em breves declarações ao semanário, o primeiro-ministro reconhece que “houve anos” em que entregou a declaração de IRS e fez pagamentos “fora do prazo com coimas e juros”. E porquê? “Umas vezes por distração, outras por falta de dinheiro”, revela Passos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório