Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Vitória de Syriza é "mais um sinal da mudança" na Europa

O secretário-geral do PS, António Costa, considerou hoje que a vitória no partido Syriza nas eleições na Grécia é "mais um sinal" da mudança da orientação política que está em curso na Europa.

Vitória de Syriza é "mais um sinal da mudança" na Europa
Notícias ao Minuto

20:25 - 25/01/15 por Lusa

Política António Costa

"É mais um sinal da mudança da orientação política que está em curso na Europa, do esgotamento das políticas de austeridade e da necessidade de termos uma outra política que permita fazer com que a moeda única seja efetivamente uma moeda comum", afirmou António Costa aos jornalistas, em Seia.

Para o líder nacional do PS, a Europa tem que ter "uma moeda que gere ganhos para todos os povos e todos os países e todas as economias da zona euro e que não seja uma moeda que, como tem acontecido, provoque resultados muito assimétricos com grandes benefícios para alguns e uma enorme pressão e austeridade para todos os outros".

"Acho que temos que ter uma Europa de novo solidária e com uma moeda que seja partilhada nos ganhos, nas exigências, por todos", referiu.

Nas declarações aos jornalistas, António Costa saudou ainda o povo grego "por ter sabido preservar o bem mais precioso que existe na Europa, que é a democracia, e tendo sido capaz de resistir a todas as pressões, aos distrates e ter sabido escolher livremente e democraticamente o caminho que quer seguir".

"Acho que é essencial recordar às instituições europeias que o princípio fundamental da União Europeia é o de igualdade de todos os Estados-membros. E, portanto, a União Europeia tem que respeitar as decisões da Grécia como as decisões de todos os outros Estados-membros e a Europa deve, solidariamente, responder a esta mudança", acrescentou.

Para António Costa, "é claro, hoje, para todos, que a Europa tem de ter uma reorientação da sua política, se quer ser capaz de manter o apoio popular, o apoio dos cidadãos, à moeda única".

"E é fundamental não desperdiçar a moeda, que é uma vantagem para a União Europeia, mas que só é uma vantagem para a União Europeia, e só funcionará, quando funcionar de uma forma equilibrada", sustentou.

António Costa, que falava aos jornalistas em Seia, antes de participar no jantar de Reis promovido pela Federação Distrital do PS da Guarda, referiu ainda que o resultado obtido pelo partido socialista da Grécia é "muito em linha com o que já tinha tido nas eleições anteriores".

O partido anti-austeridade Syriza venceu as legislativas de hoje na Grécia com mais de seis pontos percentuais de vantagem sobre a direita da Nova Democracia, segundo resultados oficiais após o apuramento de um quarto dos votos.

Segundo resultados oficiais parciais relativos ao escrutínio de 25% dos votos, divulgados pelo Ministério do Interior grego, o Syriza obteve 35,4% e a Nova Democracia, atualmente no governo, 28,9%.

O partido neonazi Aurora Dourada foi o terceiro mais votado, com 6,3% dos votos, segundo a mesma fonte.

Esta votação no Syriza corresponde à eleição de 150 deputados, menos um do que os necessários para uma maioria absoluta (151 num total de 300 deputados). Citado pela BBC, o Ministério do Interior grego frisou que estes resultados apresentam uma margem de erro de mais um ou menos um lugar (149-151).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório