Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Simpatizantes queixam-se de emails enviados por Costa

A campanha de António Costa está sob o olhar atento da Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD) depois de vários cidadãos se terem inscrito como simpatizantes do Partido Socialista (PS) na sequência da receção de um email da candidatura do autarca de Lisboa. Os agora simpatizantes socialistas receiam ter sido alvo de violação de dados, avança o jornal Público.

Simpatizantes queixam-se de emails enviados por Costa
Notícias ao Minuto

08:22 - 01/08/14 por Notícias Ao Minuto

Política Primárias

A campanha de António Costa gastou cinco mil euros em base de dados comerciais para as eleições primárias. Ao jornal Público foi confirmada a autorização por parte da Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD) para a aquisição do serviço e negado qualquer uso de dados da base do partido. Contudo, as queixas sucederam-se esta semana e alguns dos agora inscritos como simpatizantes temem ter sido alvo de violação de dados.

Em causa, explica a mesma publicação, está a inscrição de vários cidadãos como simpatizantes do Partido Socialista (PS) depois de terem recebido um email da candidatura do autarca de Lisboa, no qual era apresentada de forma breve a ‘Agenda para a Década’ e um link que remetia o utilizador para o site da sua candidatura à liderança do PS.

Além disso, acrescenta o jornal Público, o email enviado em nome da candidatura de Costa continha ainda uma hiperligação que remetia o destinatário para o site do partido e para um convite de recenseamento.

Os responsáveis pela campanha do autarca esclareceram à mesma publicação que a CNPD deu “autorização para a utilização" de bases de dados comerciais por eles adquiridas mas que, embora este serviço contratado contenha cerca de quatro milhões de endereços eletrónicos, nenhum dado utilizado foi retirado da plataforma geral do partido.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório