Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

"Ana Drago e Daniel Oliveira correm atrás de uma ilusão"

O Bloco de Esquerda "não está dependente, nem refém da saída seja de quem for ou de qualquer corrente" por tratar-se de "um partido e um projeto suficientemente enraizado para resistir a isso”, diz o coordenador do Bloco, João Semedo, em entrevista ao semanário SOL, onde fala ainda sobre a saída da ex-dirigente Ana Drago e de um dos fundadores, Daniel Oliveira.

"Ana Drago e Daniel Oliveira correm atrás de uma ilusão"
Notícias ao Minuto

07:52 - 25/07/14 por Notícias Ao Minuto

Política João Semedo

O coordenador do Bloco de Esquerda (BE), João Semedo, fala esta sexta-feira em entrevista ao semanário SOL sobre a ex-dirigente Ana Drago e de um dos fundadores Daniel Oliveira, admitindo que o partido "não está dependente, nem refém da saída seja de quem for ou de qualquer corrente. O BE é um partido e um projeto suficientemente enraizado para resistir a isso”.

Relativamente à saída de ambos e a uma possível aliança com o Partido Socialista, Semedo afirma que "Ana Drago, Daniel Oliveira [são] um grupo de homens e de mulheres que alimentam a expetativa de um acordo político de Governo ou de governação com o PS, correm atrás de uma ilusão que a Esquerda vai pagar caro”.

“Na saída de Ana Drago e Daniel Oliveira só há um motivo que eu valorizo muito: acho que eles não têm razão. Eles saíram, mas a razão ficou no Bloco. Mas esta avaliação não tem nada a ver com as pessoas. Noutros casos, os percursos há muito que eram divergentes”, comenta.

“Ana Drago e Daniel Oliveira falam muito em salvar o Estado Social. Eu hoje não sei se o fundador do Sistema Nacional de Saúde, que toda a gente sabe que é um destacadíssimo socialista, conseguiria ser um ministro da Saúde de um governo do PS”, refere o coordenador do Bloco de Esquerda.

Numa altura conturbada para o Bloco de Esquerda, Semedo diz ainda não acreditar que uma aliança ao PS seja alternativa, por acreditar que estrategicamente é "um erro".

“A Esquerda precisa, neste momento, de acumular forças que lhe dêem a força suficiente para ser a força alternativa exatamente ao PS. E o BE é a única experiência bem sucedida de agregação de forças à esquerda”, remata o coordenador bloquista.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório