Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 17º

"Momentos de pânico" vividos em Torre de Moncorvo

O presidente da Junta de Carviçais, Torre de Moncorvo, disse à Lusa que, durante a madrugada de hoje, se viveram "momentos de pânico" na localidade, devido ao incêndio que lavra na região desde terça-feira.

"Momentos de pânico" vividos em Torre de Moncorvo
Notícias ao Minuto

10:12 - 11/07/13 por Lusa

País Autarca

"Vivemos uma situação muito complicada, já que o incêndio lavrava em várias frentes, tendo chegado mesmo a ameaçar um armazém de produtos para a construção civil e combustíveis, um restaurante e uma unidade de turismo rural", disse José Teixeira à agência Lusa.

A aldeia esteve "praticamente cercada pelo fogo", disse o autarca, reconhecendo que "há bombeiros de várias zonas do país [envolvidos no combate às chamadas] que não conhecem os acessos, o que dificulta a ação no terreno".

Segundo José Teixeira, só depois das 04:00 de hoje é que a situação na aldeia de Carviçais ficou “mais controlada".

"O problema deste incêndio é que foi um ano muito chuvoso e as populações não tiveram cuidadosos com a limpeza das matas e, depois, pagam todos pela mesma medida, o que é uma chatice" acrescentou.

O autarca adiantou que, cerca das 09:30, a situação estava mais calma, mas o vento está sempre a mudar de direção.

Os meios de combate no teatro de operações foram, esta manhã, reforçados com dois aviões bombardeiros espanhóis.

O fogo, que deflagrou às 13:47 de terça-feira, tinha às 09:15 de hoje três frentes ativas.

No combate a este incêndio estavam, à mesma hora, 724 homens, apoiados por 193 veículos e cinco meios aéreos, sendo dois destes aviões bombardeiros espanhóis.

O incêndio já consumiu algumas centenas de quilómetros quadrados de culturas como o amendoal, olival, sobreiros e algumas hortas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório