Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Vendem-se bolachas com adoçante proibido à revelia da lei

Há bolachas à venda com um tipo de adoçante não autorizado que deviam ter sido retiradas das prateleiras dos estabelecimentos comerciais, como ditava um relatório de 2012 da ASAE. Contudo, segundo o Diário de Notícias (DN), estes produtos ainda continuam acessíveis aos consumidores.

Vendem-se bolachas com adoçante proibido à revelia da lei
Notícias ao Minuto

08:01 - 19/06/13 por Notícias Ao Minuto

País Investigação

Continuam por apreender e retirar do mercado as bolachas com um tipo de adoçante que não é autorizado pelos regulamentos comunitários para este produto.

O DN conta hoje que visitou dois estabelecimentos de grande distribuição, o Continente do Vasco da Gama e o Pingo Doce do Campo Pequeno, e facilmente encontrou estas bolachas com acessulfame de potássio, um adoçante 200 vezes superior à sacarose. Estão em causa as bolachas Gullón, Diesee e Pura Vida, da marca Pingo Doce.

O aditivo está, de resto, à venda nas lojas de produtos dietéticos, e alguns estudos apontam que se trata de uma substância potencialmente cancerígena.

O relatório da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), que sugere a retirada das bolachas do mercado por infringirem a lei, foi feito em 2012. Contudo, a Unidade Nacional de Operações do organismo ainda não actuou e os produtos continuam à venda.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório