Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Agente da PSP castigada por mentir à polícia e inventar curso

Durante cinco anos, uma agente policial fingiu que era licenciada em Contabilidade e Gestão, tendo apresentado documentos falsos para o provar. No entanto foi apanhada, e está suspensa das suas funções, segundo o i.

Agente da PSP castigada por mentir à polícia e inventar curso
Notícias ao Minuto

09:45 - 08/06/13 por Notícias Ao Minuto

País Líder

Uma agente da PSP foi suspensa das suas funções porque se descobriu que andava a mentir sobre as suas habilitações literárias desde há cinco anos.

Como forma de provar que era licenciada em Contabilidade e Gestão apresentou uma série de documentos forjados, como um plano de estudos do curso e até mesmo um diploma final.

De acordo com o i, a agente terá mentido pela primeira vez em 2008 quando se candidatou ao curso de agentes da Escola Prática da Polícia. A sua candidatura foi aceite e começou as aulas já em 2009. A seguir foi colocada numa esquadra de Lisboa, tendo entrado para o Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna, onde está a tirar um mestrado integrado em Ciências Policiais.

Mais tarde, a direcção nacional da PSP começou a suspeitar do caso e pediu ao Instituto Politécnico de Santarém, onde alegadamente a agente tinha obtido o seu diploma, para confirmar o nome na base de dados de antigos alunos. A Instituição verificou e o nome não constava. Foi então que se procedeu ao processo disciplinar e à suspensão de funções da agente.

O caso foi também enviado para o Ministério Público pela PSP, por ter havido falsificação de documentos. A direcção da polícia insiste, no entanto, que as forças de segurança não foram prejudicadas directa ou indirectamente pela conduta da agente, pois esta não foi beneficiada por ter licenciatura.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório