Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 26º

Portugueses estão a sorrir menos

O especialista em expressões faciais Armindo Freitas-Magalhães disse, este sábado, que os portugueses estão "a sorrir menos por causa da crise" que o país atravessa, mas defendeu que o sorriso "é primordial" para a melhoria da qualidade de vida.

Portugueses estão a sorrir menos
Notícias ao Minuto

10:37 - 27/04/13 por Notícias Ao Minuto

País Crise

Em entrevista à agência Lusa, a propósito do Dia Mundial do Sorriso, que se assinala no domingo, o director do Laboratório de Expressão Facial da Emoção, da Universidade Fernando Pessoa, no Porto, salientou que o sorriso "é muito importante para a melhoria da qualidade de vida das pessoas" e "é um poderoso fenómeno de recompensas interpessoais".

"O sorriso é muito importante, desde o útero até à velhice. Já estudei cientificamente o sorriso ao longo do ciclo vital, desde o nascimento até à morte e, como digo muitas vezes, fomos feitos para sorrir", declarou.

Armindo Freitas-Magalhães adiantou, que numa análise feita no âmbito do projecto científico, e pioneiro, "Uma década de Sorriso em Portugal (2003-2013)", comprovou que a "crise, a par do sexo e da idade, é uma poderosa variável moderadora do sorriso humano".

Na entrevista à Lusa, o especialista salientou que o sorriso tem um "impacto colossal" na vida das pessoas, sendo um poderoso fenómeno nos tratamentos clínicos de doenças como, por exemplo, a depressão.

O director do Laboratório de Expressão Facial da Emoção explicou que existem três tipos de sorriso: "fechado, superior e largo".

"O sorriso tem diversos significados: pode demonstrar a alegria, mas também desconforto, dor e embaraço. É usado, não raras vezes, para dissimular verdadeiros estados psicológicos", destacou.

Na opinião do especialista, o sorriso diz tudo sobre as pessoas, mesmo quando se pretende, intencionalmente, esconder "aquele tudo".

Armindo Freitas-Magalhães contou à Lusa que começou a estudar o sorriso humano há mais de duas décadas e admitiu que "ainda há muito por descobrir".

"O sorriso é um filão científico. Neste momento estou a estudar o sorriso no feto humano. É uma viagem fascinante em busca de explicações da função do sorriso no útero", referiu, explicando que iniciou em 2010 o estudo para perceber os motivos que estão na origem do sorriso no feto e entender a sua função.

"Um conjunto de grávidas está a ser monitorizado com o objectivo de se observar as expressões faciais do feto através de ecografias a 3/4D, que permitem ver com todo o detalhe, todos os movimentos musculares", disse, salientando que as conclusões preliminares do estudo serão reveladas mais tarde.

"Contudo, posso dizer que o feto sorri inúmeras vezes e estamos a verificar a utilidade desse sorriso. Ver e identificar o sorriso do feto no útero é uma das mais extraordinárias experiências pessoais e científicas", salientou.

No domingo celebra-se mais um Dia Mundial do Sorriso, efeméride que terá sido criada em 1963 por um artista norte-americano, Harvey Ball, que criou a imagem do 'smiley', reconhecida a nível mundial e que hoje é largamente usada nas mensagens dos telemóveis, nos e-mails e no Facebook ('emoticons').

Para Armindo Freitas-Magalhães, estes 'smileys' ou 'emotions' que as pessoas usam nas tecnologias, para de alguma forma demonstrar estados de espírito, "não passam de símbolos" e não representam na íntegra o sorriso humano, que "é mais complexo e multidimensional".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório