Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

Ministério da Justiça autoriza "ampla ação inspetiva" na Medicina Legal

O Ministério da Justiça revelou hoje que autorizou uma "ampla ação inspetiva" ao funcionamento do Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses (INMLCF), e que já estava a analisar uma anterior queixa de uma trabalhadora.

Ministério da Justiça autoriza "ampla ação inspetiva" na Medicina Legal
Notícias ao Minuto

18:35 - 04/05/16 por Lusa

País Inspeção

"A Inspeção Geral dos Serviços de Justiça estava já a acompanhar um caso concreto, na sequência de uma queixa apresentada por uma funcionária", disse hoje à agência Lusa uma fonte do gabinete da ministra da Justiça, Francisca Van Dunem.

Entretanto, "não obstante esse processo" e a pedido da direção do INMLCF, presidida pelo magistrado Francisco Brízida Martins, o Ministério da Justiça autorizou, na terça-feira, "uma nova e mais ampla ação inspetiva por parte do mesmo organismo" do Estado.

"O atual Governo deparou-se, no início desta legislatura, com vários e extensos dossiês em que são identificados problemas, nomeadamente ao nível dos recursos humanos, que se mantiveram sem resolução nos últimos anos", adianta a assessoria de imprensa da ministra da Justiça, numa nota enviada à Lusa.

O Ministério da Justiça afirma-se "empenhado na resolução destas situações e na valorização das carreiras dos médicos legistas e dos técnicos ajudantes de medicina legal, assim como na admissão de novos internos".

"Interessa ainda ressalvar que o Instituto, nas suas diferentes valências, quer ao nível laboratorial, quer ao nível das suas práticas, é certificado e auditado por entidades externas independentes, o que garante a fiabilidade dos procedimentos desenvolvidos, designadamente naquilo que toca a atividade de apoio aos tribunais", acrescenta.

O conselho diretivo do INMLCF anunciou hoje ter solicitado à ministra da Justiça "a instauração, com caráter de urgência, de uma auditoria independente ao funcionamento do Instituto, pedido que foi imediatamente deferido".

A ministra Francisca Van Dunem autorizou esta "nova e mais ampla ação inspetiva" na terça-feira, dia em que a TVI divulgou uma reportagem em que aponta vários problemas ao funcionamento do INMLCF, referindo, designadamente, que "a qualidade das autópsias, dos relatórios e dos exames das vítimas de abuso sexual estão comprometidos devido a excesso de trabalho".

Segundo o canal de televisão, "vários trabalhadores de quadrantes diferentes" do Instituto Nacional de Medicina Legal denunciaram situações de "excesso de trabalho e terror psicológico".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório