Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

O Alfa Pendular já chegou a Guimarães

É possível viajar entre Lisboa e Guimarães (e vice-versa) de comboio quatro vezes por dia graças a dois comboios Intercidades e a outros dois Alfa Pendulares.

O Alfa Pendular já chegou a Guimarães
Notícias ao Minuto

07:28 - 02/05/16 por Patrícia Martins Carvalho

País Comboios

A ligação entre Guimarães e Lisboa conta, desde domingo último, com mais duas viagens diárias, uma em cada sentido.

Além dos dois comboios Intercidades (um em cada sentido) que já ligavam as duas cidades diariamente, a CP, tendo em conta o aumento do número de passageiros, decidiu incluir também o comboio Alfa Pendular na ‘equação’.

Assim, como dá conta uma nota da Câmara Municipal de Guimarães enviada às redações, todos os dias haverá um comboio Alfa Pendular a sair de Lisboa às 08h00 de Santa Apolónia, que chegará à chamada cidade berço às 11h53. No sentido oposto, sairá uma composição de Guimarães às 16h55 que terminará a viagem na capital às 20h40.

Relativamente aos preços, os “bilhetes custam 46,50 euros em classe conforto e 32,80 euros em classe turística”, Contudo, se comprados com uma semana de antecedência, os bilhetes podem ficar por 28 euros (conforto) e 20 euros (turística).

Tendo em conta o número de passageiros que tem utilizado a linha de Guimarães, a CP decidiu ainda programar paragens na Trofa e em Santo Tirso.

O presidente da Câmara Municipal de Guimarães descreve esta adição à linha de Guimarães como um “momento importante e marcante da preferência que damos à mobilidade ferroviária e elétrica para o nosso futuro”.

“Guimarães é a cidade Património Mundial de maior simbolismo do país e este meio de transporte, amigo do ambiente, insere-se na filosofia que os vimaranenses já abraçaram no caminho sustentável que estamos a percorrer da Capital Verde Europeia”, sublinhou Domingos Bragança.

Por seu lado, a CP explica que “esta decisão surge como consequência lógica do significativo aumento de procura que os comboios de longo curso têm vindo a registar, fruto de uma estratégia de marketing agressiva e virada para o aumento dos passageiros e das receitas”.

“Esta é uma oportunidade para a empresa reforçar o seu papel de maior transportadora nacional, indo competir diretamente com o autocarro, com o automóvel e até com o avião”, explica o presidente da empresa ferroviária nacional, Manuel Queiró.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório