Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Morreu o escritor Paulo Varela Gomes

O escritor, historiador de arquitetura e cronista sofria de cancro há quatro anos.

Morreu o escritor Paulo Varela Gomes
Notícias ao Minuto

12:17 - 30/04/16 por Carolina Rico

País Óbito

Paulo Varela Gomes, escritor e historiador da arquitetura morreu neste sábado de manhã aos 64 anos, na sua casa de Podentes, concelho de Penela, avança a RTP.

O também professor associado no Departamento de Arquitectura da Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade de Coimbra sofria há quatro anos de cancro na garganta.

Há precisamente um ano publicou na revista Granta um texto intitulado 'Morrer é mais difícil do que parece', testemunho da luta contra a doença.

Entre o diagnóstico e maio de 2015, Varela Gomes publicou três romances (um dos quais, 'Hotel', que venceu o prémio PEN Narrativa em 2015), uma coletânea de colunas para jornais e terminou mais um romance e um livro de contos.

Nascido em 1952, Paulo Varela Gomes licenciou-se em História, fez o mestrado em História da Arte e doutorou-se em História da Arquitetura, tendo sido professor da Universidade de Coimbra, onde deu a última aula em dezembro de 2012 sob o título de 'Do sublime em arquitetura'.

De acordo com a biografia existente na página do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, onde foi investigador, foi representante da Fundação Oriente em Goa de 1996 a 1998 e, mais tarde, entre 2007 e 2009.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório