Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Agente português integra equipa de registo de refugiados na Grécia

Um agente da Polícia Marítima está, desde 01 de fevereiro, na ilha grega de Leros, integrado numa equipa de registo de refugiados, no âmbito de uma operação da agência europeia Frontex, anunciou hoje a Autoridade Marítima Nacional (AMN).

Agente português integra equipa de registo de refugiados na Grécia
Notícias ao Minuto

15:45 - 12/02/16 por Lusa

País Polícia marítima

Segundo a AMN, o agente da Polícia Marítima (PM) está a prestar serviço próximo do campo do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), onde se encontram vários refugiados e migrantes.

Além deste campo do ACNUR, existem ainda outras instalações da Agência Europeia da Gestão da Cooperação Operacional nas Fronteiras Externas dos Estados-Membros da União Europeia (Frontex), onde equipas multidisciplinares realizam "o processo completo de registo", adianta a AMN, sublinhando que o agente da PM está a fazer a recolha dactiloscópica e quiroscópica dos refugiados.

De acordo com a AMN, a ilha de Leros encontra-se sensivelmente a 15 milhas náuticas da costa da Turquia, uma distância "bastante longa face às condições em que os botes utilizados navegam".

Assim, a maioria dos migrantes opta por iniciar a travessia da costa Turca para as ilhas gregas que ficam a cerca de cinco milhas náuticas e onde sabem que vão ser resgatados, como a ilha de Lesbos.

A AMN explica que os refugiados e os migrantes irregulares que chegam às ilhas gregas "são previamente identificados pelas autoridades locais e posteriormente transportados a bordo de uma embarcação fretada para o efeito com destino à ilha de Leros, para se proceder ao seu completo registo".

A grande maioria dos refugiados tem a nacionalidade síria e iraquiana e inclui muitas mulheres e crianças.

Na primeira semana de fevereiro, foram registados 480 refugiados e migrantes na ilha de Leros.

No âmbito da Frontex, a Polícia Marítima tem também, desde 01 de outubro de 2015, uma equipa no Mar Egeu, na Grécia, com "o objetivo de cooperar no controlo e vigilância das fronteiras marítimas gregas e no combate ao crime transfronteiriço".

Esta missão da Polícia Marítima no mar Egeu, de apoio à guarda-costeira grega, termina a 30 de setembro deste ano.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório