Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Oito em cada dez professores do 1º ciclo são mulheres

Oito em cada dez professores do 1º ciclo português são mulheres, revela o estudo do Eurostat, que indica que os homens estão em maioria apenas nas salas de aula do ensino superior.

Oito em cada dez professores do 1º ciclo são mulheres
Notícias ao Minuto

13:57 - 07/03/13 por Lusa

País Eurostat

Na véspera do Dia Mundial da Mulher, o Eurostat apresenta um estudo sobre a situação das mulheres europeias no trabalho e a relação laboral e familiar, abordando a sua presença em áreas como o ensino, a medicina e nos cargos de gestão.

Se as mulheres se mantêm em minoria em cargos de gestão (a média europeia é de um terço), a docência continua a ser uma profissão predominantemente feminina, especialmente quando se trata de ensinar crianças mais novas.

Em todos os estados-membros há mais mulheres do que homens no 1º ciclo do ensino básico: A média europeia é de 85% de mulheres nas salas de aula e Portugal não foge à média, com 80% dos professores do sexo feminino.

Também nas escolas entre o 5º e o 12º ano continua a haver menos homens, mas a diferença é menos pronunciada. Em 2011, a proporção de professores do sexo feminino foi de 59%. Portugal ficou acima da média europeia, com 68 mulheres em cada 100 docentes.

Já no ensino superior, a situação altera-se e os homens estão em maioria tanto na docência como na investigação: “Em 2011, a proporção de mulheres entre os docentes foi de 40% na UE27”, lê-se no relatório, que coloca Portugal um pouco acima da média (44% são mulheres).

Também na medicina, as mulheres começam a ganhar terreno. Em nove anos houve um aumento de sete pontos percentuais: Em 2001 as mulheres representavam 38% do total, enquanto em 2010 já eram 45% dos profissionais da UE27. Em Portugal, mais de metade (51%) dos profissionais de saúde são do sexo feminino.

O estudo do Eurostat analisa ainda a percentagem de mulheres que optam por trabalhar em tempo parcial como um meio de conciliação entre trabalho e vida familiar. Neste item, Portugal continua muito abaixo da média.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório