Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

'Mar da Galega' rebocado para Peniche para combater fogo a bordo

A embarcação 'Mar da Galega', onde hoje de manhã deflagrou um incêndio, está a ser rebocada para o porto de Peniche onde as chamas poderão ser combatidas pelos bombeiros, informou a Capitania do Porto da Nazaré.

'Mar da Galega' rebocado para Peniche para combater fogo a bordo
Notícias ao Minuto

14:46 - 30/11/15 por Lusa

País Embarcação

"O incêndio está controlado mas ainda não foi extinto, pelo que o barco está desde as 13:30 a ser rebocado para o Porto de Peniche onde haverá condições para os bombeiros combaterem as chamas", disse à agência Lusa o capitão do Porto da Nazaré, 'Mar da Galega', de Leixões, quando a mesma se encontrava a navegar a uma distância de 15 milhas da costa, ao largo de Pedra do Ouro, a noroeste da Nazaré.

As chamas foram combatidas pela tripulação que optou por ficar a bordo a "tentar minimizar os danos no barco", numa ação acompanhada de perto pela embarcação da estação salva-vidas do Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) da Nazaré, pronta para responder à "eventual necessidade de resgatar os pescadores".

O alerta para a capitania foi dado às 08:45 e, de acordo com Gomes Agostinho, foram dadas indicações à tripulação para que "envergassem os coletes salva-vidas e se posicionassem de forma a efetuar o disparo da balsa em caso de necessidade.

Dos seis pescadores, todos a salvo, dois efetuam o percurso no interior no arrastão de 24 metros, e quatro viajam para Peniche no rebocador.

Segundo a Marinha portuguesa, a operação está a ser acompanhada pela corveta 'Jacinto Cândido', com uma guarnição de 70 homens, a embarcação de pesca 'Fortuna do Mar', o rebocador 'Milo' e por uma embarcação semirrígida da estação salva-vidas da Nazaré.

Ao encontro do arrastão dirigia-se também, às 14:00, o 'Vigilante', uma embarcação salva-vidas de grande capacidade.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório