Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Bragança quer ter a maior árvore de Natal humana iluminada do mundo

A cidade de Bragança quer entrar para o livro dos recordes com a maior árvore de Natal humana iluminada do mundo, um evento que faz parte do programa das festas natalícias apresentado hoje.

Bragança quer ter a maior árvore de Natal humana iluminada do mundo
Notícias ao Minuto

16:40 - 19/11/15 por Lusa

País Recorde

A Câmara Municipal investiu 160 mil euros em animação, e em parceria com outras entidades do concelho, para entre 1 de dezembro e 06 de janeiro tornar Bragança na 'Terra Natal e de Sonhos'.

A principal novidade em relação à última época natalícia, além do reforço do investimento e das atividades, é a intenção de juntar mais de duas mil pessoas na praça do município para darem forma à maior árvore de Natal humana iluminada.

Responsáveis pelo Guinness World Record estarão presentes em Bragança, a 09 de dezembro, para atestar o feito que não deverá ser difícil de alcançar, já que, segundo o presidente da Câmara, Hernâni Dias, não consta do livro dos recordes nada semelhante.

As atividades previstas para a quadra destinam-se a todas as faixas etárias, continuando em destaque a pista de gelo instalada na Praça Camões, onde se concentram a maior parte das iniciativas, que incluem também um presépio gigante, outro ao vivo e respetiva árvore de natal.

A pista de gelo, por onde passaram no Natal passado mais de 13 mil "patinadores", será este ano maior e coberta para que o frio e a chuva não desmobilizem os interessados.

As receitas da bilheteira revertem integralmente para as associações humanitárias dos bombeiros do concelho, nomeadamente as de Bragança e Izeda.

A vertente de solidariedade está presente em outras iniciativas como o concerto organizado pela Associação Académica do Instituto Politécnico de Bragança com o jovem artista português 'AGIR'.

Por cada bilhete vendido vai ser doado um euro à Obra Kolping, uma instituição que acolhe crianças em risco e que "está a passar por dificuldades", segundo Ricardo Pinto, representante dos estudantes.

De solidariedade é feito também, pelo quarto ano, o jogo entre os amigos do internacional de futsal Arnaldo Pereira e do jogador de futebol Pizzi, ambos naturais desta região.

Durante mais de um mês, "Bragança, Terra Natal e de Sonhos" proporcionará animação e iluminação de rua alusivas à quadra, concertos, dança, musicais infantis, exposições, desfiles de pais Natal, banca de natal, oficinas de leitura, entre outras iniciativas.

Os visitantes terão ainda a oportunidade de testemunhar as tradições locais de natal, nomeadamente a Festa dos Rapazes, Festa de Santo Estêvão e a Festa dos Reis que decorrem em várias aldeias com a presença dos típicos caretos, os mascarados transmontanos.

O presidente da Câmara explicou a aposta neste evento apontando o retorno da experiência do ano passado.

Segundo Hernâni Dias, "houve efetivamente um acréscimo na área de hotelaria superior a 6%, a ocupação do parque de estacionamento da Praça Camões subiu quase 50% e mais de 50 mil pessoas passaram pelas atividades".

A autarquia registou ainda um acréscimo de visitas de 7,2% aos equipamentos culturais da cidade, números para os quais contribuíram os vizinhos espanhóis.

Ao promover estas iniciativas, o município de Bragança pretende "animar a cidade, e sobretudo a zona histórica, promover o comércio tradicional, dinamizar a economia local e o turismo".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório