Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

PSD quer proibir abate de animais na Madeira

Os deputados da Assembleia Legislativa da Madeira discutiram hoje uma proposta de diploma da maioria PSD que determina a proibição do abate de animais de companhia e errantes e estabelece um programa de esterilização no arquipélago.

PSD quer proibir abate de animais na Madeira
Notícias ao Minuto

14:10 - 17/11/15 por Lusa

País Notícias

A proposta de decreto legislativo regional, cujo articulado salienta que o objetivo é o surgimento de uma "medida de controlo das populações de animais errantes", estabelece, entre outros aspetos, que o abate de animais só pode acontecer em condições excecionais e que a eutanásia apenas é legal quando efetuada por um médico veterinário, sob parecer da respetiva autoridade regional.

O documento cria um sistema contraordenacional para os infratores e atribui às câmaras municipais a competência para recolher e capturar animais errantes, cabendo ainda às autarquias a responsabilidade de definição e execução do programa de esterilização.

Durante o debate surgiram algumas críticas, sobretudo por parte dos deputados do PCP, que haviam apresentado propostas neste sentido, mas o líder parlamentar do PSD, Jaime Filipe Ramos, argumentou que o diploma dos comunistas "não está completo nem vai de encontro às necessidades", pois "em nada falava de recolha, eutanásia, vacinação e municípios".

Na opinião de Jaime Filipe Ramos, o PCP, que "passa a vida a plagiar os diplomas nacionais [...], elaborou um diploma errado" e "preocupou-se com o título e não com o texto", evidenciando nas críticas "um interesse meramente partidário".

Por seu turno, o deputado do CDS-PP Ricardo Vieira considerou que "o mais importante é chegar a uma proposta que acabe com os maus tratos e abate indiscriminado de animais" na região, promovendo um "avanço civilizacional exequível" nesta matéria, mas também deixou críticas.

"O PSD chuta a responsabilidade toda para os municípios quando recusou há pouco tempo uma proposta para criar o veterinário municipal", apontou, enquanto o deputado do PS Avelino da Conceição sustentou que este diploma "não vai sair do papel porque as autarquias não têm dinheiro".

Apesar das censuras, a deputada do PCP Sílvia Vasconcelos anunciou que o partido vai aprovar a iniciativa legislativa, já que "salvaguarda o essencial, que é a defesa da vida dos animais", um valor superior a "partidarites e jogatinas".

A comunista elogiou todo o empenho das associações de defesa dos animais nesta causa.

Os trabalhos do plenário da Assembleia Legislativa da Madeira foram hoje presididos, a maior parte do tempo, pela vice-presidente Isabel Torres (CDS-PP), o que aconteceu pela primeira vez nesta legislatura.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório