Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Naufrágio: Comunidade piscatória de luto só volta ao mar no domingo

A comunidade piscatória da Figueira da Foz está de luto pelas famílias dos tripulantes do arrastão que naufragou na terça-feira à entrada do porto local e só volta à atividade no domingo, disse fonte do setor.

Naufrágio: Comunidade piscatória de luto só volta ao mar no domingo
Notícias ao Minuto

15:18 - 08/10/15 por Lusa

País Figueira da Foz

"Aqui, somos um por todos e todos por um. Estamos todos de luto e só voltaremos ao mar de domingo para segunda-feira", disse à agência Lusa António Lé, armador e dirigente da cooperativa Centro Litoral.

António Lé frisou que a decisão abrange toda a comunidade piscatória da Figueira da Foz, desde as traineiras até às pequenas embarcações.

Já Luís Leal, vogal da direção da Administração do Porto da Figueira da Foz (APFF), disse que 10 navios de carga aguardam para poder entrar ou sair da infraestrutura portuária, dado a barra ter sido fechada há quase 48 horas, cerca das 19:30 de terça-feira, aquando do naufrágio do Olívia Ribau.

"Estão quatro navios no cais para sair e seis ao largo para entrar", disse Luís Leal, adiantando que a APFF espera uma comunicação da Capitania do Porto para saber se a barra poderá ser reaberta ainda hoje.

Segundo Luís Leal, caso a operação portuária possa ser retomada ainda hoje, os pilotos irão garantir a entrada e saída dos navios "se for necessário até à meia-noite".

De acordo com a Autoridade Marítima, estão a decorrer operações que visam repor a flutuação do arrastão naufragado, por um lado para ser possível rebocá-lo para uma zona interior do rio e permitir a reabertura da barra e, por outro, para permitir que os mergulhadores forenses possam voltar ao interior do navio em busca dos dois pescadores que ainda se encontram desaparecidos.

Em declarações aos jornalistas, o comandante Nuno Leitão, porta-voz da Autoridade Marítima, revelou que quando os mergulhadores acederam ao interior do arrastão depararam-se com uma escotilha aberta, o que poderá indiciar que os dois pescadores ainda desaparecidos "não estejam lá dentro".

O dispositivo de buscas com meios terrestres, um navio patrulha oceânico da Marinha e um helicóptero mantém-se operacional junto ao local do naufrágio.

A meio da manhã de hoje, os mergulhadores recuperaram os corpos de dois dos quatro pescadores que estavam desaparecidos, elevando para três o número de mortos confirmados no naufrágio.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório