Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Greve da Groundforce com 90% de adesão em Lisboa, diz sindicato

“É um claro sinal que os trabalhadores estão a dar à administração de que o dinheiro não pode ir só para uma parte”, afirmou dirigente do Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos (SITAVA).

Greve da Groundforce com 90% de adesão em Lisboa, diz sindicato
Notícias ao Minuto

14:37 - 29/08/15 por Notícias Ao Minuto com Lusa

País SITAVA

Fernando Henriques, dirigente do Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos (SITAVA), afirmou este sábado aos jornalistas, a partir do aeroporto de Lisboa, que a greve dos trabalhadores da Groundforce está a ter adesão esperada.

Recorde-se que os trabalhadores da empresa de assistência em terra ratificaram ontem uma greve de 48 horas que está marcada para hoje e amanhã [domingo].

“Na escala de Lisboa, setores da placa e dos terminais, os trabalhadores efetivos estão com 90% de adesão á greve. Na área de passageiros um pouco menos, muito por culpa da quantidade enorme de prestadores de serviços”, explicou o sindicalista, acrescentando, no entanto, que todos foram convocados para fazer greve.

Fernando Henriques adianta, ainda, que na escala do Porto a adesão à greve é de “75% de forma genérica”.

“É um claro sinal que os trabalhadores estão a dar à administração de que o dinheiro não pode ir só para uma parte”, esclareceu o responsável.

Para já ainda não há cancelamentos, apenas atrasos, mas Fernando Henriques avisa que os cancelamentos devem acontecer à tarde e à noite, por uma questão de efeito ‘bola de neve’.

O nível de adesão está, "não só a corresponder, mas a superar as expetativas", afirmou Fernando Henriques.

Os trabalhadores da SPdH - Serviços Portugueses de Handling (Groundforce Portugal) contestam a "postura de desrespeito" da empresa de assistência em terra e reivindicam a revisão dos horários de trabalho e dos salários e o fim da precariedade laboral.

A empresa de assistência em terra, nos aeroportos de Lisboa, Porto, Funchal e Porto Santo é detida em 49,9% pela TAP e em 50,1% pela Urbanos.

Os trabalhadores da Groundforce estiveram em greve do dia 31 de julho.

Segundo o SITAVA, a greve deste fim de semana abrange também os trabalhadores das cinco empresas de trabalho temporário que prestam serviço de handling - Adecco, Cross Staff, Multitempo, Inflight Solutions e RH Mais.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório