Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Enfermeiros experientes (também) estão a abandonar o país

Depois de milhares de enfermeiros recém-licenciados abandonarem o país, os experientes também o estão a fazer.

Enfermeiros experientes (também) estão a abandonar o país
Notícias ao Minuto

18:42 - 01/08/15 por Notícias Ao Minuto

País Saúde

As notícias sobre fuga de enfermeiros são recorrentes em Portugal, contudo a emigração entre enfermeiros experientes não tem sido muito abordada e os números começam a preocupar, principalmente devido às competências que lhes são reconhecidas e que estão a sair dos hospitais e centros de saúde portugueses.

De acordo com o semanário Expresso, se em 2010 apenas um grupo de 11 enfermeiros experientes, com mais de 40 anos, pediu para abandonar o país, este número aumentou e alcançou os 273 profissionais no ano passado. Nos primeiros seis meses do presente ano, a Ordem dos Enfermeiros recebeu ainda 113 pedidos.

As dificuldades económicas são uma das razões mais apontadas para a saída de Portugal e o Reino Unido continua a ser dos países mais interessados em profissionais lusos.

“Tenho dois filhos universitários, um ex-marido desempregado há anos e preciso de melhorar as minhas condições económicas”, conta Conceição Guimarães, de 56 anos, ao Expresso. Assim, a enfermeira utilizou as suas competências para uma saída do país: vai para a Arábia Saudita (que contratava via Reino Unido), onde proporcionaram-lhe um ordenado quatro vezes superior ao que recebia em Portugal.

“Por alto, terei um vencimento de cinco mil euros isentos de impostos, casa, transporte e uma refeição no hospital. O horário é de 42 horas, só mais duas horas do que aqui, mas há progressão na carreira e prémios por objetivos”, explica Conceição.

Em termos gerais, dos cerca de 66 mil enfermeiros em Portugal, 11.081 pediram para abandonar o país. Em relação a jovens, “quase 1400 estiveram inscritos na Ordem dos Enfermeiros (OF) menos de um mês, o estritamente necessário entre sair da faculdade e tratar da emigração”, explica Lúcia Leite, vice-presidente do Conselho Diretivo da OF.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório