Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Biografia "foi uma grande aprendizagem sobre o século XX"

A biografia de Maria Barroso escrita por Leonor Xavier foi para a autora "uma grande aprendizagem sobre o século XX", disse hoje a própria à agência Lusa, ao comentar o trabalho e a amizade que ambas desenvolveram.

Biografia "foi uma grande aprendizagem sobre o século XX"
Notícias ao Minuto

13:58 - 07/07/15 por Lusa

País Maria Barroso

"Ela foi figura principal nos acontecimentos que marcaram o século XX", declarou a autora de "Um Olhar sobre a Vida", livro que lhe abriu a porta para "uma grande amizade".

"Quando faltava algum elemento (para o livro) ia ter com ela a Belém ou almoçávamos em casa dela", contou, acrescentando que Maria Barroso tinha "uma memória muito minuciosa e muito firme" dos acontecimentos.

Considerando redutoras as referências a Maria Barroso como "primeira dama", Leonor Xavier afirmou que o que mais a impressionou foi a curiosidade, a inteligência e a sensibilidade, num percurso de vida que passou pelo teatro, pela cultura e pela política.

"Estas pessoas nunca chegam a morrer para quem as conheceu", declarou.

Maria de Jesus Barroso Soares morreu hoje em Lisboa, aos 90 anos, no Hospital da Cruz Vermelha, onde se encontrava internada desde 26 de junho, na sequência de uma queda.

O corpo estará em câmara ardente a partir das 18:00 no Colégio Moderno e o funeral realiza-se na quarta-feira para o Cemitério dos Prazeres.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório