Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

Festa do Avante! sob investigação judicial

A tradicional festa comunista do Avante!, que tem lugar anualmente na Quinta da Atalaia, no Seixal, está ser alvo de escrutínio por parte do Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP), liderado por Maria José Morgado. Em causa está o alegado apoio da Câmara de Lisboa ao convívio do PCP, proibido na lei de financiamento dos partidos, avança o semanário Sol.

Festa do Avante! sob investigação judicial
Notícias ao Minuto

07:58 - 01/02/13 por Notícias Ao Minuto

País Apoio

A Câmara Municipal de Lisboa terá apoiado a Festa do Avante!, através da cedência de, pelo menos, um quiosque e respectivo transporte para a margem sul de Lisboa, mais precisamente para a Quinta da Atalaia, no Seixal, onde tem lugar todos os anos a rentrée comunista, relata o semanário Sol.

Neste contexto, a alegada irregularidade, denunciada por duas queixas-crime, está já a ser investigada Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP), liderado por Maria José Morgado.

Ora, a lei que regula o financiamento dos partidos decreta que “os partidos políticos não podem receber donativos anónimos, nem receber donativos ou empréstimos de natureza pecuniária ou em espécie de pessoas colectivas, nacionais ou estrangeiras”.

Assim, encaixando a autarquia de Lisboa a figura de pessoa colectiva, os responsáveis pelo Município incorrem num crime punível com um a três anos de prisão.

Este assunto terá dominado parte da reunião camarária lisboeta desta semana, sendo que, o presidente da Câmara, António Costa, terá tentado encerrar a questão comentando: “Se for preciso, pago eu o combustível”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório