Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

"Custa-me aceitar que quem faz um aborto tenha licença paga"

Bagão Félix comentou, esta quarta-feira, a iniciativa de cidadãos acerca da interrupção voluntária da gravidez que vai ser discutida esta semana no Parlamento.

"Custa-me aceitar que quem faz um aborto tenha licença paga"
Notícias ao Minuto

23:49 - 01/07/15 por Notícias Ao Minuto

País Bagão Félix

Na próxima sexta-feira os deputados vão discutir a iniciativa legislativa de cidadãos ‘Pelo Direito a Nascer’.

O antigo ministro das Finanças, Bagão Félix, mostrou, no seu espaço de comentário na SIC Notícias, o seu descontentamento para com o facto de que as mulheres que optam por interromper voluntariamente a gravidez não devam ter uma licença paga de 14 a 30 dias paga a 100%.

“Tenho dificuldade em aceitar que uma pessoa que interrompa voluntariamente a gravidez tenha uma licença entre 14 a 30 dias, paga a 100% pela Segurança Social. É como a maternidade, mas neste caso justifica-se porque ter um filho é um bem público”, referiu.

O comentador explicou que a Segurança Social tem “dois tipos de prestações sociais: as de involuntariedade do ato (subsídio de desemprego, de doença ou velhice) e as que são voluntárias, como a licença de maternidade e paternidade”.

Contudo, sublinha, no caso da licença de maternidade e paternidade justifica-se “pelo bem público [pois] é um filho que nasce”.

“Dar uma prestação a um ato que é de pura opção da pessoa é estranhíssimo”, defende, acrescentando que desta forma quem faz um aborto “ainda ganha mais do que estando a trabalhar, porque não paga IRS e TSU”.

Nesta senda, Bagão Félix defende seja aplicada a condição de recursos a quem interrompe a gravidez por opção, isto é, só as pessoas com maiores dificuldades económicas possam ter direito a receber uma prestação por este ato.

Relativamente à iniciativa que vai ser discutida na sexta-feira no Parlamento, o ex-governante espera que a maioria governamental “pelo menos na generalidade a aprove”.

Até porque, explicou, “este projeto legislativo aceita a lei como ela está, mas procura melhorar aspetos relacionados com o planeamento das famílias, com questões de educação e com a natalidade”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório