Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Afinal, reservar hotéis em sites pode sair (bem) mais caro

A defesa do consumidor fez uma comparação entre os preços oferecidos pelos sites de reservas em hotéis e os próprios hotéis, em Portugal, e as conclusões são chocantes.

Afinal, reservar hotéis em sites pode sair (bem) mais caro
Notícias ao Minuto

17:00 - 24/05/15 por Notícias Ao Minuto

País Férias

Se costuma viajar nas suas férias, com certeza que estes sites não lhe são desconhecidos: 7 ideias, Agoda, Amoma.com, Booking.com, Hoteis.com, Hotel.info, Hotelius, Hotusa, otel.com e Prestigia.

Estes 10 sites agregadores, que são usados para comparar preços e reservar hotéis, foram analisados pela Deco, num estudo que pretendia aferir, afinal, se vale mesmo a pena reservar pela internet, ao invés de contactar os estabelecimentos diretamente.

Refere o Dinheiro Vivo que a resposta é negativa. A Deco tentou fazer uma reserva para duas pessoas, em Lisboa, para abril, utilizando as 10 plataformas acima e ligando diretamente para os hotéis.

“Dos 100 hotéis para os quais pesquisamos preços, apenas em 21 o valor inicialmente encontrado no portal de reservas era o mais baixo dos valores obtidos. Nos restantes 79 conseguimos encontrar, pelo menos, um preço mais baixo (58) ou, no mínimo, igual (21) ao proposto pela plataforma inicial”, explicou a Deco à mesma publicação.

Chegou a encontrar-se, inclusive, no site Booking um quarto que ficava 70 euros mais caro do que reservando diretamente no hotel.

Os aspetos negativos não param por aqui: os pequenos-almoços e o cancelamento são opções que ficam dificultadas, quando não existem de todo, quando as reservas são feitas pela internet.

“Apesar de parecer muito tentador um quarto que estava marcado a 500 euros ficar por 200 euros, como encontrámos no Agoda, a verdade é que, na maioria dos casos, não conseguimos descobrir de onde vem o valor que serve de base ao cálculo de desconto”, avisa a defesa do consumidor.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório