Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Abriu a primeira biblioteca gastronómica do país

Com 1500 livros ligados à gastronomia nacional e internacional, esta biblioteca é para todos os que têm vontade de aprender a cozinhar.

Abriu a primeira biblioteca gastronómica do país
Notícias ao Minuto

11:00 - 05/05/15 por Notícias Ao Minuto

País ACPP

A primeira biblioteca gastronómica do país fica em Lisboa, na sede da Associação de Cozinheiros Profissionais de Portugal (ACPP) e conta com um vasto espólio de livros dedicados à gastronomia nacional e internacional doados pelo crítico de gastronomia e historiador da alimentação, Virgílio Gomes. Durante 30 anos, conta o jornal i, Virgílio Gomes colecionou livros de cozinha portuguesa e internacional, agora decidiu que era hora de partilhar o seu espólio.

Arrumada nas prateleiras está boa parte do seu acervo, desde álbuns a livros de autores populares como Maria de Lourdes Modesto, Hélio Loureiro, Fátima Moura, Inês Ortega ou Isabel Zibaia Rafael.

Por enquanto, a biblioteca conta com um total de 1500 livros para consulta. Em breve estará também disponível na página online da ACPP um conjunto de receitas que Virgílio Gomes reuniu desde 1961. Esta biblioteca exclusivamente dedicada à gastronomia será “um espaço de informação, documentação e dinamização pedagógico-cultural”, como explica Maria João Caldeira, da ACPP.

A organização espera contar com a ajuda de todas as pessoas que queiram doar à biblioteca publicações relacionadas com a área da gastronomia. Mas este espaço não é só para profissionais, é para qualquer pessoa com vontade de aprender a cozinhar. A entrada é livre.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório