Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Poluentes não tóxicos na água da Taleigueira, em Castelo Branco

As análises à água da barragem da Taleigueira, em Castelo Branco, onde apareceram centenas de peixes mortos em fevereiro, acusaram a presença de substâncias poluentes não tóxicas, disse hoje à agência Lusa fonte da GNR.

Poluentes não tóxicos na água da Taleigueira, em Castelo Branco
Notícias ao Minuto

11:29 - 28/04/15 por Lusa

País Análise

"Já temos o resultado das análises [à água]. Acusou a presença de algumas substâncias poluentes não tóxicas", afirmou o capitão Miguel Silva.

O responsável do Serviço de Protecção da Natureza e Ambiente (SEPNA) de Castelo Branco disse ainda que as diligências continuam a efetuar-se, sobretudo ao nível de recolha de provas para o inquérito.

Adiantou ainda que "já há alguns indícios da proveniência da descarga" que foi feita na albufeira, situada junto à saída sul da cidade de Castelo Branco.

Segundo este responsável, o resultado da análise, que foi realizado em laboratórios estatais, foi conhecido no final da passada semana.

A 16 de fevereiro, centenas de peixes apareceram mortos na barragem da Taleigueira, que se encontra nas proximidades da zona industrial de Castelo Branco.

A GNR, através do SEPNA de Castelo Branco, foi ao local, confirmou a situação [mortes dos peixes] e recolheu amostras de água e alguns peixes, que seguiram para análise.

Foi ainda elaborado um auto de notícia que seguiu para o Ministério Público.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório