Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

ESA aplaude contributo de Mariano Gago

O diretor-geral da Agência Espacial Europeia assinou uma carta aberta, hoje publicada pelo jornal 'Público', na qual recorda o antigo ministro da Ciência Mariano Gago e o seu contributo "fundamental para o envolvimento de Portugal nas atividades espaciais".

ESA aplaude contributo de Mariano Gago
Notícias ao Minuto

18:00 - 26/04/15 por Lusa

País Ciência

Num artigo intitulado 'José Mariano Gago, A Agência Espacial Europeia perdeu um amigo', o diretor-geral da ESA, Jean-Jacques Dordain lembrou o antigo ministro da Ciência e Ensino Superior, falecido a 17 de abril, como alguém que "transformou Portugal numa nação que também explora o espaço".

Jean-Jacques Dordain recordou que foi pela mão de Mariano Gago que Portugal iniciou negociações para aderir à ESA, em 1995, num processo que teria o seu desfecho em novembro de 2000, quando Portugal se tornou membro de pleno direito da agência europeia, "permitindo que a comunidade nacional tirasse proveito dos benefícios da cooperação europeia nas atividades espaciais".

"José Mariano Gago deixou um legado muito significativo no desenvolvimento da ciência, tecnologia e espaço em Portugal, resultado de um esforço político, bem como científico, notável", conclui o artigo hoje publicado.

O físico de partículas Mariano Gago foi o ministro que mais tempo ocupou o cargo, nos governos constitucionais, após 1974, num total de 12 anos.

Nascido em Lisboa, em 1948, José Mariano Rebelo Pires Gago licenciou-se em engenharia eletrotécnica pelo Instituto Superior Técnico, em 1971, e foi ministro nos governos do Partido Socialista, liderados por António Guterres e por José Sócrates.

Mariano Gago foi um ativo promotor da ciência, do conhecimento da história dos processos e métodos científicos, da educação e da divulgação científica em Portugal, tendo sido um dos responsáveis pela criação da Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, gestora da rede de Centros Ciência Viva.

Presidente da Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica, entre 1986 e 1989, e membro da Academia Europeia de Ciência (Academia Europaea), fundada em 1988, Mariano Gago foi agraciado com o título de Comendador da Ordem de Sant'Iago da Espada, em 1992.

Doutorado em Física pela Universidade de Paris, desenvolveu a sua investigação na área da física de partículas, dirigiu o Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas e foi professor catedrático no Instituto Superior Técnico.

Morreu a 17 de abril, repentinamente, depois de cerca de dois anos de combate ao cancro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório