Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Bombeiros querem aumentos para voluntários

O presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), Jaime Marta Soares, lamentou hoje que não tenham sido aumentados os bombeiros voluntários que fazem parte do dispositivo de combate a incêndios florestais, durante o verão.

Bombeiros querem aumentos para voluntários
Notícias ao Minuto

20:16 - 30/03/15 por Lusa

País Incêndios

Os bombeiros voluntários que fazem parte das Equipas de Combate a Incêndios (ECIN) vão continuar a receber, este ano, 45 euros por dia.

"Gostaríamos que tivesse sido contemplado um aumento do abono que é feito aos ECIN", disse aos jornalistas Jaime Marta Soares, no final da apresentação do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais (DECIF).

O presidente da LBP adiantou que os bombeiros não foram aumentados, considerando o valor atual "algo muito irrisório".

Na conferência de imprensa de apresentação do DECIF, o secretário de Estado da Administração Interna, João Almeida, disse que, antes da época crítica de incêndios florestais, vai entrar em vigor a lei do financiamento das corporações de bombeiros.

Porém, Jaime Marta Soares disse que a lei de financiamento tem como objetivo criar condições de sustentabilidade financeiras às corporações de bombeiros, sendo diferente das comparticipações às ECIN.

O presidente da LBP frisou também que, para este ano, os bombeiros gostavam de ter novas viaturas, tendo em conta que o parque atual está "desatualizado e precisa de reforços".

Jaime Marte Soares disse ainda que o DECIF tem vindo "a evoluir favoravelmente ao longo dos anos", tendo sido o de 2014 "o melhor de todos os tempos.

O presidente da LBP garantiu ainda que os bombeiros portugueses são eficientes a combater os fogos florestais.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório