Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Ao que deve estar atento no dia de hoje

A ministra da Administração Interna, Anabela Rodrigues, apresenta hoje o Dispositivo Especial de Combate aos Incêndios Florestais para este ano.

Ao que deve estar atento no dia de hoje
Notícias ao Minuto

06:44 - 30/03/15 por Lusa

País Agenda

A apresentação do dispositivo vai estar a cargo do Comandante Operacional Nacional, José Manuel Moura, que dará também uma explicação sobre as principais alterações, em termos de meios e organização, previstas para a campanha.

A seleção portuguesa de futebol realiza hoje o único treino de preparação para o encontro particular de terça-feira frente a Cabo Verde, já sem os jogadores utilizados frente à Sérvia e ainda sem Pepe, dispensado.

No Estádio Nacional, em Oeiras, o selecionador Fernando Santos vai ter à sua disposição um grupo de 23 jogadores, que inclui o guarda-redes Marafona, os defesas André Almeida, André Pinto, Paulo Oliveira e Tiago Pinto, os médios Pizzi, Danilo, André André, Adrien e Bernardo Silva e os avançados Ukra, Rui Fonte, Lucas João e Ivan Cavaleiro, que se juntaram domingo.

Os 11 futebolistas que foram titulares no triunfo (2-1) frente à Sérvia e os três suplentes utilizados foram dispensados pelo selecionador nacional e são baixas certas para o jogo frente a Cabo Verde - que não podiam disputar devido aos regulamentos da FIFA -, assim como Pepe, devido a problemas físicos.

Sendo assim, Rui Patrício, Bosingwa, Ricardo Carvalho, Bruno Alves, Eliseu, Tiago, João Moutinho, Nani, Fábio Coentrão, Cristiano Ronaldo e Danny, que foram titulares, e os suplentes utilizados José Fonte, Ricardo Quaresma e William Carvalho já abandonaram os trabalhos da seleção nacional.

O treino está agendado para as 11:00, no Estádio Nacional. Antes, dois jogadores estarão presentes em conferência de imprensa.

Na terça-feira, Portugal defronta Cabo Verde, no Estádio António Coimbra da Mota, no Estoril, e as receitas do jogo reverterão a favor das vítimas da erupção do vulcão da ilha do Fogo.

Hoje, também é notícia:

ECONOMIA

Os acionistas do Montepio reúnem-se hoje em assembleia-geral pelas 20:00 e um dos pontos da ordem de trabalhos é a eleição de uma comissão de cinco elementos que será responsável por "elaborar" ou "dar parecer" sobre o projeto de alteração dos estatutos da Caixa Económica, assegurando a exigida separação das gestões.

A instituição financeira divulgou na sexta-feira os resultados de 2014, exercício no qual registou um prejuízo de 187 milhões de euros, o que compara com os resultados negativos de 298,6 milhões de euros de 2013.

Os resultados foram anunciados um dia depois de alguns órgãos de comunicação social ter avançado com a informação que o antigo ministro Teixeira dos Santos deverá ser o novo presidente executivo do Montepio Geral e que o seu nome será votado na próxima na assembleia-geral (AG) que decorre hoje.

Na sequência desta notícia, fonte oficial da instituição disse que a Caixa Económica Montepio Geral (CEMG) "tem em curso, neste momento, um processo de revisão dos seus Estatutos", e que, "sendo complexo, decorre das exigências do Regime Geral das Instituições de Crédito e Sociedades Financeiras, nomeadamente quanto à necessidade de separar os órgãos de administração da Caixa Económica Montepio Geral e do Montepio Geral -- Associação Mutualista".

Assim sendo, o Montepio adiantou que, "uma vez revistos os Estatutos e definida a comissão de nomeações, os associados pronunciar-se-ão, nomeadamente em sede de eleições, que não se realizarão em data próxima".

LUSOFONIA E MUNDO

A campanha para as eleições legislativas britânicas de 07 de maio, consideradas as mais renhidas das últimas décadas, começa oficialmente hoje com a dissolução formal do Parlamento.

A imigração, a recuperação económica, o sistema de saúde britânico ou as relações com a União Europeia são alguns dos temas mais controversos da agenda política britânica, e que deverão dominar as próximas cinco semanas.

Além de uma corrida renhida entre os dois principais partidos britânicos, os conservadores, de David Cameron, e os trabalhistas, de Ed Miliband, estas eleições caracterizam-se por uma fragmentação das intenções de voto que poderá resultar na necessidade de uma coligação ou aliança eleitoral para amparar um governo minoritário.

À direita, o Partido para a Independência (UKIP) seduz os eleitores dos conservadores com o discurso eurocético e anti-imigração, enquanto que, à esquerda, os nacionalistas do SNP poderão, segundo as sondagens, "roubar" o lugar de um grande número de deputados trabalhistas na Escócia.

Menos influentes, mas potencialmente importantes num cenário de maioria relativa são os Liberais Democratas, cuja popularidade decresceu após a participação no governo de coligação com o partido Conservador, e o partido Verde, que nas eleições anteriores só elegeu um deputado.

Um sismo de magnitude 7,5 na escala de Richter foi hoje registado ao largo da costa da Papua Nova Guiné, com risco de tsunami num raio de 1.000 quilómetros de distância do epicentro. Várias horas após a ocorrência do terramoto não havia ainda informação sobre eventuais vítimas ou danos.

SOCIEDADE

A ilustradora portuguesa Catarina Sobral é uma das autoras em destaque na Feira do Livro Infantil de Bolonha, que abre hoje, em Itália, por ter recebido no ano passado o prémio internacional da ilustração, atribuído pelo certame. Catarina Sobral terá, por isso, este ano, uma exposição individual, com os originais de "La sirena y los gigantes enamorados", um livro para crianças que sairá pela editora espanhola Ediciones SM, antes da edição em português.

Outros dois livros portugueses têm também visibilidade especial, por terem sido igualmente premiados na edição de 2014 da Feira: "Lá fora -- Um guia para descobrir a natureza", das biólogas Maria Dias e Inês Rosário, eleito o melhor livro na categoria "Primeira obra", e "Hoje sinto-me...", de Madalena Moniz, que teve uma menção honrosa na mesma categoria.

A Feira de Bolonha termina a 02 de abril, Dia Internacional do Livro Infantil. Até lá, a extensa programação incluirá ainda o anúncio do vencedor do prémio sueco Astrid Lindgren Memorial Award 2015, no valor de mais de 500 mil euros. Este ano, entre os nomeados, estão os escritores portugueses Margarida Botelho e António Mota.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório