Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Nova mesquita muçulmana vai nascer na Mouraria

Lisboa vai receber uma nova mesquita. De acordo com o DN, o projeto já está feito, o espaço adjudicado, falta agora apenas libertar os terrenos para que possa começar a construção.

Nova mesquita muçulmana vai nascer na Mouraria
Notícias ao Minuto

13:30 - 23/03/15 por Notícias Ao Minuto

País Religião

Já há projeto, espaço adjudicado, falta libertar terrenos, o que na prática quer dizer que falta demolir os prédios para que possa nascer uma nova mesquita na Mouraria. O espaço situa-se entre a rua da Palma e a do Bem Formoso.

O porquê? Consideram os responsáveis religiosos que o espaço já existente está distante de mais do espaço onde se encontra a comunidade, pelo que dizem que este local será mais adequado às necessidades da comunidade muçulmana.

"A Mesquita Central fica na Praça de Espanha e estamos no Martim Moniz. É muito longe, tem de se ter o passe. Aqui há muitos muçulmanos, vivemos aqui e trabalhamos aqui. Fazemos cinco orações diárias, não dá para ir à Praça de Espanha", explica Mohd Mohabub, comerciante de 44 anos, ouvido pelo DN.

A verdade é que quem se deslocar por esta zona da cidade de Lisboa vai encontrar, quase de porta em porta, um espaço comercial entregue a emigrantes originários da Ásia, razão pela qual o presidente da Comunidade Islâmica do Bangladesh e vice-presidente da Associação Europeia do Bangladesh afirma que “pode dizer-se que a rua é nossa”.

“Os árabes estiveram em Portugal há muitos anos, é a história do país. Muitas aldeias portuguesas têm nomes árabes, existem entre 1500 a 3000 palavras árabes na língua portuguesa e a Mouraria tinha duas mesquitas”, explica Rana Uddin, o líder das comunidades imigrantes parceiras da Câmara Municipal de Lisboa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório