Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

Tribunal chumba indemnização milionária a Graça Moura

O Tribunal da Relação de Lisboa não deu deferimento ao pedido de indemnização do maestro Miguel Graça Moura, que reclamava perto de 2 milhões de euros por ter sido destituído da Orquestra Metropolitana de Lisboa, há dez anos, avança a edição desta terça-feira do jornal Público. O maestro conhecerá esta terça-feira uma outra sentença relativa a gastos ilícitos.

Tribunal chumba indemnização milionária a Graça Moura
Notícias ao Minuto

08:36 - 15/01/13 por Notícias Ao Minuto

País Maestro

O maestro Miguel Graça Moura, que, na última edição do semanário Expresso se declarou vítima do “ódio perene de Santana Lopes", quando este último era secretário de Estado da Cultura, queria 2 milhões de euros por ter sido destituído da Orquestra Metropolitana de Lisboa em 2003. O Tribunal da Relação respondeu-lhe com um redondo não.

Graça Moura já recorreu do acórdão, e espera, ao mesmo tempo, ser condenado a pagar 1,3 milhões ao Estado por gastos ilícitos durante os anos em que dirigiu a Orquestra, isto no âmbito de um outro processo cuja sentença está agendada para esta segunda-feira.

Na audiência em que foram feitas as alegações finais, o maestro advertiu que não tem como pagar os 720 mil euros - que despendeu em viagens, jóias, roupa e outras despesas, onde se incluem charutos, passeios de balão, cuecas de fio dental e até um frigorífico, comprado na Tailândia -, valor a que se soma ainda meio milhão de euros em juros.

Saliente-se que no mesmo artigo de opinião que assinou no Expresso, o maestro critica a "javardice mediática" criada em torno deste processo e da sua pessoa assegurando que assumiu todos os gastos que fez. "Assumi-os todos. De facto, não se leva maestros a tascas nem se hospedam em pensões", parafraseia o Público.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório