Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Juíza devolve envelope entregue por ex-espião

Magistrada que ficará responsável pelo caso das Secretas recusou abrir um envelope proveniente da defesa de Jorge Silva Carvalho, ex-chefe dos espiões, que poderia estar sob segredo de Estado, conta o Diário de Notícias.

Juíza devolve envelope entregue por ex-espião
Notícias ao Minuto

08:13 - 04/03/15 por Notícias ao Minuto

País Silva Carvalho

Jorge Silva Carvalho, ex-diretor do Serviço de Informações Estratégicas e Defesa (SIED), acusado de violação do segredo de Estado, corrupção passiva, abuso de poder e acesso ilegítimo à faturação do telemóvel de jornalista, viu provas entregues pela sua defesa serem rejeitadas pelo tribunal.

De acordo com o Diário de Notícias, a defesa do ex-chefe dos espiões tinha entregado um envelope lacrado, com informações sobre operações e práticas dos serviços de informações, à juíza que vai presidir ao coletivo que irá julgar o caso das secretas. Esta recusou abri-lo e pediu que fosse devolvido a Silva Carvalho.

O despacho, a que o DN teve acesso, refere que a magistrada entendeu que o processo é público sob pena de nulidade e não podem existir documentos não acessíveis a todas as partes.

Jorge Silva Carvalho havia alegado que os seus direitos estavam limitados devido ao segredo de Estado mas o tribunal entende, ainda, que o levantamento do segredo de Estado deve cingir-se a aspetos concretos do processo e não deve ser genérico.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório