Meteorologia

  • 01 MAIO 2024
Tempo
12º
MIN 10º MÁX 16º

Juiz fecha processo de Sócrates 'a cadeado'

Medida pretende diminuir acusações de violação do segredo de justiça.

Juiz fecha processo de Sócrates 'a cadeado'
Notícias ao Minuto

07:48 - 28/02/15 por Notícias Ao Minuto

País Operação Marquês

O juiz Carlos Alexandre decidiu restringir o acesso ao processo judicial que envolve José Sócrates, com o objetivo de evitar que se continuem a registar violações do segredo de justiça.

Assim, a partir de agora, apenas um número limitado de funcionários, com quem o juiz tem uma relação de grande confiança, terão acesso às informações decorrentes do processo. A medida surge na sequência dos vários processos de violação do segredo de justiça que já foram abertos.

Mas não é só. Segundo o Expresso, as notificações para os arguidos passam a ser entregues fechadas e seladas e não por fax, para evitar que mais pessoas possam ter acesso ao seu conteúdos. E no DCIAP o processo também foi restringido a um menor número de pessoas.

Recorde-se que ainda esta semana a Procuradora-Geral da República assumia que não tinha conseguido travar as fugas de informação deste processo. Já o advogado do ex-primeiro-ministro, João Araújo, garantia que não havia fugas de informação mas “a transmissão de informação a partir de quem controla o processo”.

Por seu lado, o juiz acusa Sócrates e as suas sucessivas entrevistas de estarem a perturbar a investigação.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório