Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 9º MÁX 17º

Já percebeu se pode continuar a circular em Lisboa? Nós ajudamo-lo

Nos carros antigos, em que o ano de registo não consta na chapa de matrícula, saiba que as letras não podem ser anteriores a GC para poder circular na zona central de Lisboa (zona 2), que abrange, por exemplo, o Eixo Norte-Sul, ou anteriores a OS para poder circular na baixa (zona 1).

Já percebeu se pode continuar a circular em Lisboa? Nós ajudamo-lo
Notícias ao Minuto

07:43 - 14/01/15 por Notícias Ao Minuto

País Lisboa

A partir de 15 de janeiro, quem tiver veículos anteriores a 1996 e a 2000 fica impedido de circular no centro e baixa de Lisboa, respetivamente. Mas os carros antigos não têm o ano do veículo inscrito na chapa da matrícula.

Se a sua matrícula tiver as letras até GC no final dos números, então está impedido de circular na Zona de Emissões Reduzidas (ZER) 2 – definida pelos limites Avenida de Ceuta, Eixo Norte-Sul, Avenidas das Forças Armadas, dos Estados Unidos, Marechal António Spínola, do Santo Condestável e Infante D. Henrique.

A partir do final de 1995/início de 1996 começaram, segundo o Jornal de Negócios, a ser emitidas as matrículas a partir das letras GC, como por exemplo 00-00-GC.

Em 1998, nas matrículas dos veículos passou a constar o ano e o mês do registo do automóvel. Contudo, só poderão circular na zona 1 – que vai do eixo da Avenida da Liberdade à Baixa (limitada a norte pela Rua Alexandre Herculano, a sul pela Praça do Comércio e abrangendo a zona entre o Cais do Sodré e o Campo das Cebolas) – os carros com matrículas a partir das letras OS, como é exemplo 00-00-OS. Estas dizem respeito a veículos a partir do ano 2000.

É de salientar, porém, que as restrições impedem os carros de circular em determinadas zonas de Lisboa entre as 7h e as 21h dos dias úteis. Durante a noite e ao fim de semana, a não há impedimentos de circulação.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório