Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Casos de anorexia estão a aumentar e a provocar mais mortes

O número de casos de anorexia em Portugal aumentou em 30%, avança esta sexta-feira o Diário de Notícias.

Casos de anorexia estão a aumentar e a provocar mais mortes
Notícias ao Minuto

11:56 - 19/12/14 por Notícias Ao Minuto

País Hospital

Os hospitais portugueses estão a receber mais doentes com anorexia. De acordo com dados publicados no relatório da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a saúde mental e a alimentação saudável, em 2013, subiu em 30% o número de pessoas que se apresentaram nos hospitais com esta doença.

Também o numero de óbitos relacionadas com a anorexia aumentou, tendo – se registado 407 mortes.

Os médicos relembram que existem dois tipos de anorexia, a nervosa, que normalmente são é diagnosticado em pessoas mais velhas, dado que são doentes que vivem vários anos com a doença e apenas decidem admiti-lo já em estado avançado. Há depois a anorexia mais comum que acontece quando as pessoas se privam de comer por questões como a aparência e a falta de autoestima.

Dentro desta vertente deve, ainda, ser considerado o facto de existirem outras doenças, como o cantor ou a pneumonia, que tiram o apetite e dão azo, muitas vezes, a casos de anorexia.

Refere o Diário de Notícias que o número de casos de anorexia aumentou também porque há um menor estigma e maiores conhecimentos, o que leva as pessoas a terem menos receio de falarem sobre a situação.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório