Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 17º

Sousa Veloso "lutou antes do tempo" pelo mundo rural

O presidente do CDS-PP, Paulo Portas, recordou o apresentador do TV Rural, engenheiro agrónomo Sousa Veloso, hoje falecido, como um "técnico competente e um comunicador didático" que "lutou antes do tempo contra o esquecimento do mundo rural".

Sousa Veloso "lutou antes do tempo" pelo mundo rural
Notícias ao Minuto

12:35 - 27/11/14 por Lusa

País Óbito

"O engenheiro Sousa Veloso manteve na televisão o mais duradouro programa de sempre e era visto pelos portugueses com muita simpatia. Lutou antes do tempo contra o esquecimento do mundo rural mas ainda pode ver a sua extraordinária recuperação", declarou Paulo Portas, numa mensagem enviada à Lusa.

Para o também vice-primeiro-ministro, Sousa Veloso ficará na memória "como alguém que soube valorizar o mundo rural, divulgar a agricultura e estabelecer uma ponte afetiva e racional entre uma sociedade em acelerada urbanização e uma necessária reestruturação do pais agrícola".

"Era um homem de bem, um técnico competente e um comunicador didático e cordial. O CDS - partido que tem na agricultura uma das suas prioridades - apresenta à sua família sentidas condolências", afirmou Paulo Portas.

Sousa Veloso, licenciado em Agronomia pelo Instituto Superior de Agronomia da Universidade Técnica de Lisboa, no ano de 1954, foi convidado para a apresentação do programa TV Rural pelo Ministério da Agricultura, em 1960.

O programa era apresentado aos domingos e durava 30 minutos. No final, as mesmas palavras de Sousa Veloso: "Despeço-me com amizade até ao próximo programa".

O estilo de Sousa Veloso foi reconhecido em 1963, quando recebeu o Prémio Imprensa para TV pela autoria do TV Rural programa que passou a ser produzido, realizado, montado e apresentado pelo engenheiro.

O TV Rural deixou de ser emitido a 15 de setembro de 1990, ao fim de 1.500 horas de emissão, sendo o programa de maior longevidade da televisão portuguesa. Na última emissão, o engenheiro despediu-se com um "até sempre".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório