Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Junta promove restaurantes da freguesia em semana gastronómica

A Junta de Santo António, em Lisboa, anunciou hoje que entre 24 e 30 de novembro vai realizar uma semana gastronómica, intitulada "À La Carte", que visa promover os restaurantes da freguesia.

Junta promove restaurantes da freguesia em semana gastronómica
Notícias ao Minuto

18:48 - 24/10/14 por Lusa

País Lisboa

Segundo o presidente da autarquia, Vasco Morgado, esta ação vai permitir "trazer gente de fora, para vir à freguesia" almoçar ou jantar, colocando estes restaurantes no "mapa da cidade".

O autarca frisou que nesta semana "toda a gente que passou à porta e nunca entrou" em determinado restaurante de Santo António, poderá fazê-lo, tendo uma refeição por "um valor mais conta".

Para isso, foram criados três menus acessíveis, um até 10 euros, outro com preços entre 10 e 20 euros e ainda outro a 20 euros ou mais.

Todos incluem entrada, prato principal, sobremesa e bebida, mas o que faz os valores variarem é "o tipo de serviço e a categoria" do restaurante, explicou o autarca.

De acordo com Vasco Morgado, Santo António é a freguesia de Lisboa com mais restaurantes, com um total de cerca de 300 estabelecimentos, situados entre a Colina de Santana, as Amoreiras e a Rua de São Bento.

Destes, e até meio da tarde de hoje, já tinham aderido perto de 50, mas ainda "vão aderir mais", assegurou.

Para fazer parte desta iniciativa, os espaços situados na freguesia têm de adotar os menus em causa e pagar uma comparticipação, que depende do tipo de restaurante, atingindo no máximo de 250 euros, indicou o autarca social-democrata.

"Não nos podemos cingir aos restaurantes de topo. Vai desde a mais pequena tasca, com todo o 'glamour' que tem hoje em dia, até aos restaurantes mais finos", adiantou Vasco Morgado.

Acresce que "os comerciantes são tão importantes quanto os moradores, e acabam por passar mais tempo na freguesia do que nas suas casas", salientou.

Para o presidente da junta, esta é a primeira de várias semanas gastronómicas na freguesia, que à partida "e dependendo do sucesso, serão anuais".

O investimento feito na primeira edição da "À La Carte Santo António", por parte da autarquia, é de 4.500 euros, que serão utilizados para divulgação e 'merchandising'.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório