Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Existe um ranking de quem passa mais multas. Piores são castigados

Vilões para os cidadãos, mas heróis para os superiores. É assim que os militares são vistos em Évora, onde se afixa, todos os meses, uma tabela com o número de multas que cada agente passa, segundo o i. Os melhores recebem benesses. Os piores são castigados.

Existe um ranking de quem passa mais multas. Piores são castigados
Notícias ao Minuto

09:26 - 24/10/14 por Notícias Ao Minuto

País Évora

O jornal i teve acesso a documentos que comprovam que, no posto da GNR de Évora, o nome dos militares figura, todos os meses, numa lista que é afixada ao lado dos horários e mapas da cidade.

Mas neste caso a ordenação não é por ordem alfabética ou sequer ao acaso. Aqui, surge em primeiro lugar quem passa mais multas. Trata-se de uma espécie de ranking, a que designam de “mapa de desempenho”.

E se, até aqui, não se levanta qualquer problema, este surge em consequência da classificação atribuída a cada militar. Os que passam mais multas em determinado mês recebiam, pelo menos até agosto, bonificações (um dia de folga por mês) e os que ficam na cauda da tabela (assinalados a cor-de-laranja) são castigados.

“Os militares que não cumpram o mínimo estabelecido pelo comandante, de três multas por mês, são obrigados a fazer patrulhas apeadas. (…) O adjunto do comandante leva os militares de carro até São Miguel de Machete (a 17 quilómetros) e têm de fazer o percurso de oito quilómetros a pé até Azaruja”, contou um guarda ao i.

Ao mesmo jornal, o porta-voz do comando-geral da GNR garantiu que “não é prática que os militares sejam beneficiados ou penalizados” e que nenhum agente pode “reclamar qualquer benefício ou prejuízo decorrente do número de autos levantados”.

Já o líder da Associação dos Profissionais da Guarda disse que é “notória a existência de uma caça à multa”, quando a função da GNR é “atuar de forma preventiva”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório