Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

É português e mata infiéis. Do Ocidente resta só o 'lol'

O português Fábio, que agora se chama Abdu e luta pelo Estado Islâmico na Síria, falou à revista Sábado, via Facebook, sobre a sua vida na região, um mundo ?muito melhor? do que o Ocidente onde cresceu.

É português e mata infiéis. Do Ocidente resta só o 'lol'
Notícias ao Minuto

14:19 - 10/10/14 por Notícias Ao Minuto

País Estado Islâmico

O Fábio agora chama-se Abdu Rahman Al Andalus e respondeu desde a Síria, entre combates pelo Estado Islâmico (EI), a perguntas da revista Sábado, via chat do Facebok. Entre o que mudou radicalmente na vida deste rapaz de Mem Martins sobram vestígios de outros tempos, como os “lol” com que pontua certas frases.

Do Fábio já conhecíamos a sua história: entre ter ido sozinho viver para Londres e a carreira de sucesso que não chegou a ter no futebol, interessou-se pelo Islão e, motivado por amigos extremistas, lá descobriu uma faceta nova, a de jihadista.

Na Síria, combate pelo EI, tem três mulheres, uma delas a alentejana Ângela (agora Umm) que o Expresso deu a conhecer, e cuida de duas crianças, além de treinar outros jihadistas (mais de mil, conta). Fábio continua também a subir na hierarquia do autoproclamado califado, conhecido pelas suas bárbaras execuções. Tem 22 anos e diz que quer “voltar à Europa com a bandeira numa mão e a arma noutra”.

Sobre o treino que recebeu conta que treinou “um pouco de tudo: Corão, armamento, táticas. Durante um mês. O resto aprende-se no campo de batalha”, explicou à Sábado, a quem adiantou também que não houve nenhum jihadista português ferido e que os seus companheiros portugueses são “os melhores de todos. In shaa Allah [se Alá quiser]”.

Durante a extensa entrevista, Fábio fala sobre a sua nova vida familiar e mostra-se bem disposto, ‘descarregando’ uns quantos “lol” (sigla para riso usada online) ao longo da conversa. Quando lhe perguntam pela mulher, devolve um “Qual delas? Lol” e conta que vivem com ele mas “em casas diferentes, obviamente, caso contrário ‘o bicho pega’, lol”. Quando o jornalista lhe pergunta se pode entrevistar Ângela, a alentejana da jihad, Fábio (Abdu) não autoriza.

O jihadista português conta também que faz parte das forças especiais, comandas pelo “principal comandante” do EI, e que agora as mulheres no Estado Islâmico “estão contentes por se cobrirem” com a burca, algo que “não lhes era permitido”. A dada altura, convida mesmo o jornalista a visitar o EI, para “contar ao mundo a verdade”. O jornalista recorda-o de que o histórico do EI com jornalistas não desperta grande confiança. “Sim, lol”, admite, mas não sem antes considerar que os que morreram executados em vídeo não eram jornalistas.

Enquanto falava com o jornalista da Sábado, Fábio ia contando as informações que circulavam no Estado Islâmico, de que Tikrit, no Iraque, já tinha sido conquistada e que os talibãs haviam declarado a sua fidelidade ao califado.

“Uma nova era está prestes a começar. In shaa Allah”, dispara.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório