Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

PSD quer "encontrar soluções financeiras" para manter brasões

O presidente da concelhia do PSD de Lisboa afirmou hoje à agência Lusa que o partido e a junta de freguesia de Belém estão "disponíveis para encontrar soluções financeiras" para manter os brasões na Praça do Império.

PSD quer "encontrar soluções financeiras" para manter brasões
Notícias ao Minuto

16:10 - 30/08/14 por Lusa

País Praça

O jardim da Praça do Império, situado há 75 anos em frente ao Mosteiro dos Jerónimos, agrega várias composições florais, como brasões dos distritos portugueses, a cruz de Cristo, o escudo português e canteiros com símbolos das ex-colónias, que já não são alvo de intervenções há cerca de 20 anos.

Contudo, enquanto a maioria destes trabalhos vão ser recuperados pela câmara, os brasões ultramarinos não serão mantidos, informou a autarquia na quarta-feira. No total, são 24 brasões a receber intervenção e oito que não vão ser reparados.

O presidente da concelhia social-democrata, Mauro Xavier considera que o anúncio da autarquia está relacionado também com uma questão "economicista".

Segundo o responsável, a manutenção daqueles oito brasões custa entre 15 a 20 mil euros por ano e tanto o PSD como a junta, também social-democrata, estão dispostos a suportar o encargo, através da contratação de uma empresa privada para tal tarefa.

Isto caso a câmara também esteja "disponível" para o aceitar, já que o jardim da Praça do Império é um dos três situados na freguesia de Belém que estão sob alçada do município por serem considerados estruturantes para a cidade, adiantou.

Salientando que "o património de Lisboa deve ser mantido", Mauro Xavier criticou ainda o facto de o vereador da Estrutura Verde, José Sá Fernandes, ter tomado uma "decisão unilateral" e de a câmara ainda não se ter pronunciado sobre o assunto.

Na terça-feira, o presidente da Junta de Freguesia de Belém, em Lisboa, acusou a câmara de descurar a manutenção dos jardins da Praça do Império e Afonso Albuquerque, que, a seu ver, se encontram em mau estado.

Já na quinta-feira a Associação para a Defesa do Património de Lisboa (ADPLx) reuniu 50 pessoas numa manifestação pacífica que teve lugar neste jardim para defender a manutenção dos brasões ultramarinos.

A ADPLx criou ainda uma petição para a "Preservação do jardim da Praça do Império", que já contava hoje ao início da tarde com mais de 950 assinaturas.

"Não se pode politizar nem mudar a História. Ao retirar os brasões, estarão a descaracterizar um dos espaços mais visitados de Lisboa, que pertence ao povo português e, em particular, aos munícipes da cidade", lê-se na petição.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório