Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

Milhares maltratam animais, mas poucos pagam por isso

Das milhares de queixas apresentadas no ano passado contra autores de maus-tratos sobre animais, só 77 acabaram na criminalização do responsável, de acordo com o Expresso.

Milhares maltratam animais, mas poucos pagam por isso
Notícias ao Minuto

22:45 - 28/07/14 por Notícias Ao Minuto

País Queixa

No ano passado, a GNR recebeu mais de 1.300 denúncias de maus-tratos a animais de companhia por parte dos seus donos. A estas juntam-se as cerca de 500 queixas que chegam todos os meses à associação Animal.

Mas, de acordo com o Expresso, são poucas as que levam, efetivamente, o responsável a pagar pelo mal cometido.

Em 2013, a Direção-Geral da Alimentação e Veterinária (DGAV) elaborou 23 processos de contraordenação. E, nos três anos anteriores, só 77 dos 206 processos abertos acabaram em multa. O valor médio foi de 600 euros, quando o limite das coimas era 3.740 euros.

“Não há fiscalização eficaz e muitos agentes da autoridade desconhecem a lei, o que faz com que a atuação muitas vezes dependa da sensibilidade de cada um”, lamentou, em declarações ao Expresso, Rita Silva, da Animal.

Na semana passada, foi aprovada no Parlamento uma nova lei sobre a criminalização dos maus-tratos contra animais que determina que as penas podem chegar aos dois anos de prisão.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório