Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Motas vão poder usar faixa de 'bus'

Durante ano e meio e em 14 ruas, o Porto irá seguir o exemplo de Sevilha e Londres e autorizar ciclomotores e motociclos nas faixas de rodagem destinadas a transportes públicos. A medida experimental começa a 1 de maio e poderá depois ser adotada em toda a cidade, avança o JN.

Motas vão poder usar faixa de 'bus'
Notícias ao Minuto

10:12 - 17/04/14 por Notícias Ao Minuto

País Porto

Os motociclistas do Porto vão poder utilizar a faixa de bus a partir do próximo mês. Medida estará à experiência durante 18 meses e será acompanhada de um estudo da Universidade do Porto. Se correr bem passará a definitiva.

A alteração ao Código da Estrada veio permitir a possibilidade de motociclistas utilizarem a faixa de ‘bus’, recorda o JN. Desde que os pareceres da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária e do Instituto de Mobilidade e Transportes sejam positivos, bem como haja uma deliberação municipal, esta medida pode efetivar-se.

É o que vai acontecer na cidade Invicta, numa medida que será avaliada, para se perceber o impacto ao nível do tráfego e da segurança mas também as vantagens em termos ambientais – a Câmara do Porto tem a expectativa de ver diminuídos os níveis de emissão de CO2.

Recorde-se que a mesma medida chegou a ser debatida em Lisboa, em 2010, mas foi contestada por Carris e taxistas, que na altura alegaram que a medida poderia gerar insegurança e reduzir a velocidade dos autocarros.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório