Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

Novos condutores sujeitos a taxa de alcoolemia de 0,2

O Governo quer avançar no início do próximo ano com alterações ao Código da Estrada que passam por uma redução da taxa de alcoolemia para 0,2 para os novos condutores, por um reforço do estatuto do peão e por uma redução do limite de velocidade nos meios urbanos, revela esta quinta-feira o Diário de Notícias (DN).

Novos condutores sujeitos a taxa de alcoolemia de 0,2
Notícias ao Minuto

10:02 - 11/10/12 por Notícias Ao Minuto

País Segurança Rodoviária

O DN conta hoje que o Ministério da Administração Interna (MAI) tem preparada uma proposta e alteração ao Código da Estrada que prevê, entre outras medidas, a redução da taxa de alcoolemia para 0,2 gramas por litro de sangue, em vez dos actuais 0,5, que será aplicada aos novos condutores, durante um período probatório de três anos, e aos condutores de transporte de passageiros, de mercadorias perigosas e de emergência.

O ministério de Miguel Macedo pretende ainda reforçar o estatuto do peão, principalmente a sua protecção dentro das localidades, ao mesmo tempo que vão ser mais reprimidos por comportamentos errados, acrescenta o DN.

Outra das medidas passa pela criação de regras especiais nas zonas residenciais, generalizando a velocidade máxima permitida para os 30 quilómetros/hora.

O MAI pretende aprovar este pacote em Conselho de Ministros até ao final deste ano de modo a entrar em vigor logo no início de 2013.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório