Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Trabalhadores da limpeza urbana de Lisboa criticam condições de trabalho

Trabalhadores municipais da limpeza urbana de Lisboa queixaram-se, esta segunda-feira, da falta de condições de trabalho e alertaram que os munícipes poderão vir a pagar mais taxas se os serviços forem privatizados.

Trabalhadores da limpeza urbana de Lisboa criticam condições de trabalho
Notícias ao Minuto

13:49 - 01/10/12 por Lusa

País Protestos

Um grupo de trabalhadores concentrou-se hoje, em plenário, em frente aos Paços do Concelho e dirigiu-se depois ao Largo do Intendente para entregar a moção aprovada no gabinete do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa.

À Lusa, Francisco Raposo, do Sindicato dos Trabalhadores do Município de Lisboa, sublinhou a "degradação das condições de segurança e saúde no trabalho" e referiu que há "postos de limpeza que são "autênticas armadilhas".

"Temos falta de material de trabalho básico, nomeadamente pás e vassouras, e há falta de ou são desadequados os equipamentos de protecção individual", como os fatos de água, enumerou.

O sindicalista indicou que o recado a dar ao presidente da autarquia também inclui uma referência à "concentração de jornadas de trabalho em enorme esforço na mesma altura em que os rendimentos dos trabalhadores são cortados sucessivamente".

Aos trabalhadores têm chegado informações e "outros dados mais sólidos" de que, ao abrigo da "suposta lei das novas competências, algumas juntas de freguesia já reivindicam e algumas estão a tentar levar à prática o assumir do sector da limpeza urbana".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório