Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

Ordem quer (apenas) médicos na triagem das urgências

“Um médico acerta mais do que um enfermeiro. Os médicos é que têm formação para fazer diagnósticos”. A afirmação é feita pelo bastonário da Ordem dos Médicos, José Manuel Silva, na última publicação da revista daquela instituição, e alimenta agora mais uma polémica entre Ordem dos Médicos e dos Enfermeiros.

Ordem quer (apenas) médicos na triagem das urgências
Notícias ao Minuto

13:05 - 27/08/13 por Notícias Ao Minuto

País Saúde

Na última publicação da revista da Ordem dos Médicos, o bastonário da organização, José Manuel Silva, deixou clara a sua posição face à triagem feita nas urgências dos hospitais portugueses.

A Ordem dos Médicos quer que o sistema, 'triagem de Manchester', seja realizado por médicos já que “um médico acerta mais do que um enfermeiro. Os médicos é que têm formação para fazer diagnósticos”, refere o responsável, e sustenta a afirmação: “São cada vez mais recorrentes os relatos de mortes de doentes triados com a pulseira verde nos hospitais”.

Ao jornal Público, o bastonário da Ordem dos Enfermeiros, Germano Couto, reage, dizendo que as declarações feitas por José Manuel Silva “geram dúvidas e desconfiança na população e podem colocar em causa um sistema com provas dadas cientificamente e com elevado grau de satisfação por parte dos utentes”.

Implementado há 10 anos nas urgências dos hospitais portugueses, Germano Couto diz ainda que este sistema “não é um momento de diagnóstico clínico, é uma forma de racionalização de tempos de espera com base em indicadores clínicos” e garante que os enfermeiros estão “devidamente preparados para esta função”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório