Meteorologia

  • 20 SETEMBRO 2017
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 14º

Edição

Guterres reúne-se com a Assembleia-geral da ONU. Todos podem falar

A Assembleia-geral das Nações Unidas tem hoje um encontro informal com o secretário-geral designado, António Guterres, em que todos os Estados-membros da ONU poderão fazer intervenções.

Guterres reúne-se com a Assembleia-geral da ONU. Todos podem falar
Notícias ao Minuto

06:22 - 19/10/16 por Lusa

Mundo Encontro informal

O encontro informal será "uma oportunidade para uma interação inicial" com António Guterres, "para o apoiar na preparação para o cargo", indica o item de agenda da Assembleia-geral.

"Todos os Estados-membros e grupos podem falar", destaca a informação, apelando para intervenções curtas, que não excedam os três/quatro minutos.

O encontro será também aberto a outros intervenientes, nomeadamente à sociedade civil, e será transmitido pela internet, "em linha com os compromissos de transparência e abrangência do presidente da Assembleia-geral".

O encontro foi anunciado pelo presidente da Assembleia-geral, Peter Thomson, no dia da aclamação formal de Guterres perante os 193 Estados-membros das Nações Unidas.

Nessa altura, Peter Thomson qualificou como "histórico" o processo de seleção do nono secretário-geral da ONU, "pela primeira vez guiado por princípios de transparência e abrangência".

Destacando a "vasta experiência" de Guterres, Thomson disse ainda acreditar que o antigo primeiro-ministro português "vai servir a comunidade internacional com dedicação" e garantiu que "fará tudo para facilitar um processo de transição suave".

O atual secretário-geral, o sul-coreano Ban Ki-moon, vai manter-se em funções até 31 de dezembro.

Seja sempre o primeiro a saber. Acompanhe o site eleito pela Escolha do Consumidor 2017.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório