Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

NATO avalia adesão a coligação que combate Estado Islâmico

A Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO) está a avaliar a possibilidade de unir-se à coligação internacional para combater o grupo extremista Estado Islâmico, informou hoje o secretário da Defesa norte-americano, Ashton Carter.

NATO avalia adesão a coligação que combate Estado Islâmico
Notícias ao Minuto

18:59 - 11/02/16 por Lusa

Mundo Terrorismo

"Graças à liderança do secretário-geral (aliado), Jens Stoltenberg, estamos agora a explorar a possibilidade de a NATO se unir à coligação como membro. Isto é um avanço significativo", disse Ashton Carter em conferência de imprensa, depois da reunião dos Estados-membros e observadores da organização, com sede em Bruxelas.

Até ao momento, 28 países da organização contribuem para a coligação que combate o grupo extremista Estado Islâmico, liderada pelos Estados Unidos.

"Como novo membro (da coligação), a NATO traz capacidades únicas, nomeadamente a sua "experiência para capacitar os parceiros nas forças terrestres e estabilizar o conflito", precisou Ashton Carter.

Segundo o secretário da Defesa, os aliados vão discutir nos próximos dias e semanas qual o "papel adequado" que a NATO poderá desempenhar no seio da coligação, que realiza há mais de 18 meses ataques aéreos contra o grupo extremista no Iraque e na Síria.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório