Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Aquilo que se pode encontrar nos túneis abandonados do ISIS

O mínimo e indispensável para sobreviver é o lema de vida que levam estes combatentes.

Notícias ao Minuto

22:47 - 30/11/15 por Notícias Ao Minuto

Mundo Iraque

Uma investigação da Associated Press levou os seus profissionais até à região de Sinjar, no Iraque, onde ainda permanecem, os túneis onde viviam os combatentes do Estado Islâmico, que entretanto abandonaram o local devido à conquista dos curdos.

Ali, é provável que existam mais armas do que mantimentos, uma vez que os militantes do Daesh apenas adquiriam o mínimo e indispensável para sobreviverem.

Igual ao túnel que vemos no vídeo, são capazes de existir mais 30 ou 40. “O Daesh cavou estas trincheiras para se esconder dos ataques aéreos, para ter liberdade de movimento debaixo de terra e para conseguir guardar armas e explosivos. É como se fosse uma rede inteira debaixo da cidade”, contou um comandante curdo à AP.

Daquilo que as imagens deixam perceber, existem nestes túneis espaços de descanso e também uma zona para as refeições, onde se encontram utensílios de cozinha, cópias do Corão, analgésicos, sacos de areia (para minimizar o impacto dos bombardeamentos), além do armamento já referido.

Refira-se que estes túneis contam também com instalações elétricas. Curiosidade: há caixas de munições fabricadas… nos Estados Unidos, adianta o Daily Mail.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório