Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
20º
MIN 12º MÁX 26º

Birmânia e oito grupos rebeldes assinam este mês acordo de cessar-fogo

O governo birmanês vai assinar um acordo de cessar-fogo a 15 de outubro, mas apenas com oito forças rebeldes, afirmou hoje fonte oficial, num momento em que a maioria dos grupos insurgentes declinou um acordo que exclui algumas fações.

Birmânia e oito grupos rebeldes assinam este mês acordo de cessar-fogo
Notícias ao Minuto

16:20 - 04/10/15 por Lusa

Mundo Conflito

"O acordo de cessar-fogo a nível nacional será assinado a 15 de outubro, em Naypyidaw", disse à France Presse o membro do governo que integra a equipa negocial, Hla Maung Shwe.

Mais de dois anos de negociações destinadas a pôr termo a décadas de guerra civil na fronteira do país ganharam um novo fôlego nas últimas semanas, com o governo ansioso para chegar a um acordo de cessar-fogo antes das eleições gerais de novembro.

Mas as esperanças de um cessar-fogo em todo o país têm vindo a esfumar-se depois de vários grupos rebeldes se terem recusado a assinar um acordo sem a inclusão de todas as forças insurgentes, nomeadamente, algumas organizações mais pequenas que estão em conflito com o exército.

"Vamos continuar a convidar todos os grupos armados para assinarem o acordo", acrescentou o responsável, numa referência a 15 organizações rebeldes com as quais o governo concordou negociar.

Vários grupos armados, incluindo o Exército da Independência de Kachin, recusaram assinar o acordo, intensificando assim os confrontos nas últimas semanas entre os elementos do grupo e os militares do governo.

No sábado, a confederação dos grupos étnicos armados instou a comunidade internacional a apoiar os esforços para "um verdadeiro diálogo político e de paz" na Birmânia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório