Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

EUA manifestam apoio a novo Presidente da Guatemala

A Embaixada dos Estados Unidos na Guatemala manifestou na quinta-feira o seu apoio ao novo Presidente do país centro-americano, Alejandro Maldonado, na luta contra a corrupção e a impunidade.

EUA manifestam apoio a novo Presidente da Guatemala
Notícias ao Minuto

06:09 - 04/09/15 por Lusa

Mundo Corrupção

Numa declaração pública, a embaixada disse ter tomado "nota" da renúncia do anterior presidente, Otto Pérez Molina, que apresentou a sua demissão na noite de quarta-feira.

Perez Molina, sob custódia, foi acusado na sexta-feira, 21 de agosto, de liderar a rede de corrupção aduaneira conhecida como "La Linea", um processo pelo qual perdeu a imunidade e que também mantém em prisão preventiva a sua ex-vice-presidente Roxana Baldetti (2012-2015).

O escândalo rebentou em abril, quando a Comissão Internacional Contra a impunidade na Guatemala, entidade da ONU com a função de sanear o sistema judiciário, infiltrado pelo crime organizado, acusou um dos principais assessores da vice-Presidente, Roxana Baldetti, de envolvimento numa rede de contrabando e fraude aos impostos.

Os Estados Unidos disseram que vão trabalhar com Maldonado "na sua agenda de reformas" e elogiou as instituições da Guatemala e a sua maneira "pacífica" com que tem lidado com a crise, de acordo com a nota da embaixada.

"Sublinhamos o nosso apoio ao processo democrático da Guatemala, incluindo as eleições gerais convocadas para 06 de setembro", acrescentou.

Maldonado, de 79 anos, e que desempenhava o cargo de vice-presidente da Guatemala, prestou juramento na quinta-feira como Presidente perante o Congresso, tal como estabelece a Constituição em caso de ausência "absoluta ou temporal" do Presidente.

A primeira medida de Maldonado foi pedir a renúncia de todos os ministros, secretários e altos funcionários do Governo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório